E-COMMERCE

Águia Branca busca performance com F5

18/07/2018 13:47

A divisão de passageiros do grupo buscou aprimorar seu canal de vendas online.

César Chiachio, gerente de TI do Grupo Águia Branca. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A divisão de passageiros do Grupo Águia Branca, responsável por uma frota de ônibus que registram 70 milhões de quilômetros rodados a cada ano, contratou a ISH com o objetivo de aprimorar seu canal de vendas online com soluções da F5 Networks.

O Grupo Águia Branca tem sede no Espírito Santo e faturou R$ 5 bilhões em 2017. A divisão de passageiros atende às populações dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco e Sergipe. 

A empresa conta com uma rede de agências de venda de passagens própria e outra terceirizada, com aproximadamente 430 unidades no total. 

“Nos últimos dois anos, estabelecemos como meta estratégica superar em 30% nossa marca de venda de passagens por meios online”, diz César Chiachio, gerente de TI do Grupo Águia Branca. 

A base das operações comerciais da Viação Águia Branca é a aplicação Total Bus, sistema acessado pelos operadores das agências de venda de passagem. Para abrir um acesso web e mobile a essa aplicação, foi instalado um conector web. 

“Era fundamental garantir a performance e a segurança desse ambiente”, observa Judson Coelho, analista de infraestrutura de produção do Grupo Águia Branca. 

Para isso, procurou uma oferta que aliasse balanceamento, VPN e segurança – com análise de tráfego criptografado SSL e uso de WAF (Web Application Firewall). Após a realização de provas de conceito, foi escolhida a F5 Bundle Best. A empresa também usa a plataforma de gerenciamento da F5, a Big-IQ.

“A disponibilidade das VPNs SSL (criptografadas) que conectam nossos data centers às agências de venda de passagem chegou a 100%, sem nenhum incidente desde a implementação do Big-IP APM”, diz Coelho. 

O Big-IP LTM, por outro lado, colaborou para que a velocidade de carregamento das páginas crescesse 12,5%. O Big-IQ, que gerencia e orquestra todos os elementos da plataforma F5, gera online, em tempo real, informações sobre todos os tipos de ataques.

“Essa visibilidade tornou possível mapear os problemas que atingiam a aplicação e, com ajuda do WAF, resolver isso de modo a propiciar a melhor experiência ao nosso usuário”, detalha João Vitor Britto Jardim, analista de suporte ao negócio do Grupo Águia Branca e gestor da aplicação Total Bus e de seu conector web. 

Com isso, a quantidade de acessos à plataforma web de venda de passagens aumentou 26,44%.

A ISH participou do processo de implementação das soluções F5 e de treinamento do time da diretoria de tecnologia e inovação do grupo.

Veja também

VENDAS
F5 Brasil: novo líder para telecom e ISPs

Nos últimos três anos, Adriano Cremaschi atuou na Aruba Networks.

COISAS
Abinc fecha acordo com Sigfox

O objetivo é acelerar projetos para estimular o uso da rede da empresa no país.

RESULTADO
F5 fatura US$ 2,1 bilhões em 2017

A receita teve um aumento de 4,8% em relação ao ano anterior. 

EXCLUSIVO
F5 e Aruba tem novas lideranças

Os últimos dias foram de dança das cadeiras no mercado de soluções para redes de comunicações.

CARREIRA
A10 Networks contrata gerente de engenharia

José De Abreu trabalhou anteriormente na F5 Networks.

TENDÊNCIA
Construção tem grupo focado em IoT

A Rede Construção Digital tem 11 integrantes, incluindo nomes como Thyssenkrupp, BKO  e Amanco.