O Brasil é 12º país que mais utiliza a rede wi-fi no mundo. Foto: Pexels.

Os brasileiro que se conectam à internet através de redes móveis usam mais o w-fi do que as redes 3G ou 4G. Uma pesquisa da OpenSignal mostra que a conexão via wi-fi é utilizada em 58% do tempo de uso da internet móvel.

O índice de tempo do Brasil no wi-fi coloca o país como 12º que mais utiliza a rede no mundo.

A liderança do ranking é da Holanda, com 70% do tempo de conexão através de wi-fi. Pela colocação do país, a OpenSignal não consegue diagnosticar o motivo pela alta demanda da rede. 

“Seria possível dizer que na Coreia do Sul o wi-fi é menos usado porque o 4G é onipresente, mas a Holanda contraria esta regra”, explica a análise, segundo o Tele.Síntese.

O estudo da OpenSignal também aponta que a velocidade média das redes 3G e 4G no Brasil é de 7,43 Mbps. Essas conexões móveis estão disponíveis para os usuários em 75,23% do tempo.

A Coreia do Sul, primeira colocada no ranking de velocidade, tem média de 41,34 Mbps e disponibilidade em 98,54% do tempo. O segundo país mais bem colocado, Cingapura, tem velocidade média de 31,19 Mbps e disponibilidade de 94,42%.

Argentina e Chile superam o Brasil no estudo de disponibilidade das redes, mas perdem em velocidade média de 3G e 4G. 

Na Argentina, a rede está disponível para o usuário em 84,74% do tempo, enquanto a velocidade é de 6,51 Mbps. No Chile, a disponibilidade é de 91,21%, enquanto a velocidade é de 8,77 Mbps. Peru e Uruguai têm as maiores velocidades na América do Sul, com 9,11 Mbps e 10,21 Mbps, respectivamente.