No Brasil há 10 anos, grupo tem a segunda maior cervejaria do país. Foto: Pexels.

O Grupo Heineken, segunda maior cervejaria do país, lançou uma plataforma com a Goomer, startup especializada em food service, para fornecer uma opção de cardápio digital a bares e restaurantes.

Chamada de Goomer na Loja, a ferramenta funciona por meio de um QR Code disposto nas mesas dos estabelecimentos, além de ter uma opção de atendimento on-line. O projeto já inicia com abrangência nacional.

Segundo a empresa, o objetivo é auxiliar os pontos de vendas neste momento de reabertura, considerando todas as medidas de higiene e proteção necessárias. 

“Apoiar uma iniciativa como essa, que atende à demanda atual do mercado, é  também uma oportunidade para oferecer soluções inovadoras, visando auxiliar da melhor maneira possível os pontos de vendas, clientes e, assim, garantir aos consumidores momentos seguros de descontração”, ressalta Danilo Daibert, diretor de trade do Grupo Heineken no Brasil.

Com a plataforma, é possível criar gratuitamente um cardápio que permite incluir a descrição das opções e produtos disponíveis, com preço e fotos. O cliente faz a leitura do QR Code e baixa o cardápio para escolher seu prato e bebidas, sem que haja o contato com o menu físico do estabelecimento.

Também há um plano pago, a partir de R$ 59,90 por mês, que possibilita a realização do pedido on-line, diretamente pela plataforma, mantendo o distanciamento entre consumidores e funcionários.

“Queremos sempre apoiar os nossos clientes com soluções que os auxiliem a evoluir em seus negócios. Por isso, desde que ingressamos nessa fase de pandemia, nos preocupamos em oferecer ferramentas que os ajudassem a não parar”, afirma Felipe M. Lo Sardo, CEO da Goomer.

Fundada em 2014 em Sorocaba, no interior de São Paulo, a Goomer surgiu com o fornecimento de cardápios digitais em tablets e totens de autoatendimento. Suas ferramentas já transacionaram milhões de pedidos para mais de 35 mil clientes.

Com a pandemia, a startup também criou a GoomerGo, plataforma de vendas pelo WhatsApp voltada a comerciantes de pequeno e médio porte. Segundo a empresa, ela já gerou mais de R$ 15 milhões de economia para o setor.

Além do Goomer Na Loja, o Grupo Heineken está desenvolvendo uma plataforma de conteúdo e aprendizagem eletrônica em colaboração com o Hospital Israelita Albert Einstein. Através dela, os donos dos bares e restaurantes receberão recomendações de boas práticas para garantir o bem-estar e segurança de suas equipes e clientes.

Outra ação da empresa, junto à Campari, arrecada doações para auxiliar os estabelecimentos a manter empregos, pagamentos e salários em dia. Até 31 de maio, o Brinde do Bem arrecadou mais de R$ 16 milhões para mais 7,5 mil bares.

O Grupo Heineken chegou ao Brasil em 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A, tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas.

Com mais de 13 mil funcionários em 15 unidades produtivas no país, o portfólio de cervejas do grupo é composto por Heineken, Sol, Amstel, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau e Kirin Ichiban.

O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs.