CONTAINERS

Original tem infra com Red Hat

18/08/2021 12:40

OpenShift foi usado para processar o Pix e preparar a próxima fase do open banking.

Por trás do aplicativo estão os containers da Red Hat. Foto: Divulgação.

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O Original, um dos maiores bancos digitais do Brasil, adotou a plataforma OpenShift da Red Hat para suportar a sua solução de Banking-as-a-Service, pela qual é possível fazer a integração de parceiros via APIs com o banco.

Em conjunto, as organizações desenvolveram um sistema baseado em microsserviços e containers, com suporte de DevOps, integração e entrega contínuas (CI/CD), usando as tecnologias da Red Hat. 

O movimento fez parte das adaptações para entrada em funcionamento do Pix, que aumentou muito o número de transações via aplicativo, assim como as novidades relacionadas ao open banking no futuro.

“No Original, o cliente está no centro da estratégia, por isso, precisamos de uma infraestrutura que proporcione uma experiência sem fricções. Já nos preparamos também por acreditarmos que o Open Finance vai aumentar ainda mais a nossa demanda”, afirma Everton Queiroz, gerente executivo de Infraestrutura do Banco Original.

Com a plataforma de alto desempenho construída na solução Kubernetes da Red Hat, o Original pode atender à exigência do BC para completar cada transferência Pix em menos de 10 segundos. 

As soluções escolhidas pelo Original para modernizar a infraestrutura foram as mesmas implementadas pelo Banco Central para dar suporte ao Pix. 

Durante os testes com um volume de 2 mil transações por segundo, o BC processou com sucesso 99% do total em menos de quatro segundos.

O Pix é um sucesso avassalador. Lançado em novembro do ano passado, o serviço movimentou até julho R$ 1,6 trilhão por meio de 2,4 bilhões de operações bancárias.

O volume de transações até a data estudada superou em quase três vezes as operações feitas com TED e DOC no período, considerando os dados somados. 

O valor é também muito superior: o TED alcançou R$ 4,7 bilhões e o DOC R$ 70,4 milhões. O Original tem 5 milhões de clientes e foi o primeiro banco no Brasil que permitiu a abertura de conta corrente 100% por meio de dispositivos móveis.

Seu projeto começou em meados de 2013, com investimentos que chegaram a R$ 600 milhões na construção da plataforma digital.

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