Portobello adotou solução da Neoway. Foto: divulgação.

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A catarinense Portobello, uma das principais empresas do segmento de revestimentos cerâmicos da América Latina, implantou a solução SIMM, da Neoway, para impulsionar sua força de vendas e otimizar suas decisões estratégicas e analíticas.

O SIMM - sigla para Sistema de Inteligência Multimercado - foi contratado junto à desenvolvedora de Florianópolis no formato de serviço (SaaS). A solução reúne e organiza, na nuvem, informações de maneira qualificada e prioritária para as diversas companhias. O valor da implantação na foi aberto.

No caso da Portobello, a necessidade era mapear o mercado de construção civil e, para isso, era preciso que os profissionais dos canais de vendas, Engenharia - direcionada às construtoras, e Portobello Shop - voltado às lojas do varejo, utilizassem a plataforma para ser assertivos nas vendas.

Com uma média de crescimento anual de 20% nos últimos cinco anos, a Portobello ultrapassou em 2013 a marca de R$ 1 bilhão de receita bruta. Sua produção, próxima de 30 milhões de metros quadrados, atende mercado interno e externo por meio de revendas multimarcas, da Portobello Shop e do canal de vendas para a engenharia.

Segundo Jaime de Paula, presidente e fundador da Neoway, nesse projeto a empresa se preocupou em conceber um sistema que trouxesse significativo aumento para as vendas da lojas franqueadas Portobello Shop.

Foi por se envolver profundamente neste processo que o sistema utilizado por 70 franquias da Portobello Shop representa, atualmente, 3% do faturamento total da rede, considerando que a expectativa inicial era de 5% para as 116 lojas.

"Além disso, foi desenvolvida uma metodologia de capacitação aos usuários do SIMM. Isso foi preciso para manter o elevado nível de atendimento que as franquias proporcionam a seus clientes, que buscam diferenciais quando procuram pelos produtos”, explica o executivo.

O SIMM também auxilia a força de vendas do canal Engenharia, que analisa obras em todo o território nacional. Há 18 meses, os executivos de vendas utilizam a ferramenta que proporciona apoio e direcionamento para as oportunidades potenciais.

O projeto, que levou três anos de projeto e dezoito meses para implementação, ampliou a capacidade de atendimento da divisão da Portobello, conforme destaca Marcos Reis, superintendente do canal Engenharia da companhia.

"Passada a implementação em todo o território nacional, nosso potencial de obras é cinco vezes maior que qualquer outro sistema. Esta experiência trouxe desenvolvimento para a estrutura do canal de distribuição interferindo no dimensionamento correto das equipes versus áreas potenciais de mercado.

Atualmente, com o projeto já finalizado e em operação estável, esse canal tem em seu radar 53 milhões de metros quadrados em negociação e 90 mil obras em sua base, o que representa aproximadamente um aumento de 15% nas vendas da equipe.

“A parceria com a Portobello nos fez criar uma base sólida de informações sobre o mercado de construção civil, possibilitando que nossos usuários conheçam ainda mais seus potenciais clientes”, afirma o presidente da Neoway.

No mercado de 2002 e especializada em soluções de inteligência para negócios, a Neoway possui sede em Florianópolis e escritório em São Paulo. A empresa também atua no exterior, com filial no Vale do Silício, EUA. Na sua carteira, a empresa conta com clientes como BR e Deca.