As vendas de tablets no Brasil recuaram novamente nos meses de abril, maio e junho deste ano. Foto: Pexels.

As vendas de tablets no Brasil recuaram novamente nos meses de abril, maio e junho deste ano. De acordo com o estudo IDC Brazil Tablets Tracker, o mercado de tablets caiu 8% no segundo trimestre de 2017 em comparação ao mesmo período do ano passado. 

O mercado de tablets tem apresentado diversas quedas nos últimos anos. Em 2016, foram vendidos aproximadamente 4 milhões de unidades, o que representou uma diminuição de 32%  em relação a 2015. Já em 2015 houve uma queda de 38% na comercialização dos equipamentos.

No segundo trimestre deste ano, foram vendidos 790 mil dispositivos contra 860 mil em 2016. A receita total foi de R$ 400 milhões, 11% a menos do que no segundo trimestre de 2016.

“Temos observado um comportamento agressivo dos fabricantes, com preços promocionais e brindes para frear a queda. Além disso, notamos que as empresas estão diversificando os produtos para gerar mais demanda. O mercado de tablets para o público infantil é bastante forte, mas produtos voltados para o idoso, por exemplo, estão entrando agora no radar”, diz Wellington La Falce, analista de mercado da IDC Brasil. 

Em comparação com o primeiro trimestre de 2017, o valor médio dos aparelhos teve alta de 6%, passando de R$ 477 para R$ 505. Na comparação ano a ano, houve crescimento de 14%, já que o tíquete médio no segundo trimestre de 2016 foi de R$ 443.

“Os aparelhos de melhor qualidade tiveram mais espaço no período. O setor está empenhado em mostrar que os tablets não são apenas para entretenimento e sim para educação, trabalho e para consumo de conteúdo em geral”, argumenta o analista.

Para a IDC, até o fim de 2017 devem ser comercializados 3,75 milhões de tablets, o que consolida o recuo de 6% nas vendas ante 2016, quando 4 milhões foram vendidos. 

“A receita total de 2017 deve fechar o ano em R$ 1,967 bilhão. O que representa uma retração de 6% na comparação com os números do último ano”, conclui La Falce.