A Aché Laboratórios lançou a Integra Aché, focada no relacionamento com clientes e parceiros. Foto: Divulgação.

A Aché Laboratórios, uma das maiores empresas do setor farmacêutico brasileiro, acaba de lançar a Integra Aché, plataforma online focada no relacionamento com clientes e parceiros. O sistema conta com três portais, para ensino a distância, compra online e consulta dinâmica de informações. 

O projeto tem potencial para atender 70 mil clientes e 300 mil pessoas. 

"A ideia é somar conhecimento e experiência e potencializar os resultados dos parceiros", afirma Vânia de Alcântara Machado, diretora executiva comercial e das unidades Mip e Genéricos.

Um dos portais da plataforma é o Cresça com Aché, ferramenta de ensino a distância desenvolvida em parceria com a universidade Estácio. 

Inicialmente com mais 30 cursos para capacitação de profissionais dos pontos de vendas, o portal possui trilhas de aprendizagem relacionadas ao mercado farmacêutico, varejo farmacêutico, desenvolvimento profissional e lazer.

“O Cresça com Aché foi criado pensando na capacitação dessas pessoas, que poderão buscar crescimento profissional e garantir um melhor desempenho dos negócios em que atuam. E isso impactará na vida do consumidor final, que contará com melhor atendimento e informações qualificadas”, avalia Marcos Mantelo, gerente de Treinamento de Vendas do Aché.

O Integra Aché também conta com o portal Compre com Aché, que possibilita fazer e acompanhar pedidos de produtos do laboratório online. Essa ferramenta é aberta a farmácias de todo o Brasil e tem a entrega realizada por distribuidores.

Já o portal Cliente Aché permite o acesso a relatórios atualizados de pedidos, devoluções, rupturas e outras informações. A ferramenta conta com atualizações de dados diárias realizadas automaticamente.

Para 2016, o Aché divulgou a meta de investir R$ 80 milhões na ampliação das suas operações, com fábricas em Guarulhos, Santo Amaro,  Anápolis e uma operação recentemente adquirida em Londrina.

Ao longo do ano, a empresa apresentou diversos projetos envolvendo tecnologia.

No início de 2016, a companhia finalizou a migração de parte de seus bancos de dados da Oracle para a plataforma em memória Hana como parte de um upgrade nos sistemas de gestão SAP da companhia. O projeto envolveu as duas empresas do grupo Aché e Biosintética, além das controladas Magenta, Mafra e Propecus. 

Já em maio, a Aché migrou 4,5 mil contas de e-mail para o Office 365, em um projeto realizado pela Brasoftware. Com a iniciativa, foram desativadas 2,5 mil contas do Exchange e outras 2 mil do UOL, usadas pelo time de vendas.

No final do primeiro semestre, a companhia trocou sua plataforma de mobilidade de Android para iOS com apoio da Navita, especialista em mobilidade corporativa.

O projeto envolveu a troca de 2,5 mil tablets e 2,5 mil smartphones da força de vendas da companhia, migrados de diferentes fabricantes para uma base 100% Apple. Os equipamentos (iPads 2 e celulares iPhone 5C, 5C e 6) são da Navita e são usados como serviço pelo Aché, em um contrato de 36 meses.