A PUC-Campinas firmou uma parceria com a Dell para o curso de engenharia elétrica. Foto: Divulgação.

A Dell é a nova empresa parceira da disciplina “Práticas de Engenharia” do curso de engenharia elétrica da PUC-Campinas. 

Os alunos da turma participam do projeto Residência Tecnológica, no qual os estudantes conhecem de perto o cotidiano profissional dos engenheiros das companhias. 

Além da Dell, a PUC-Campinas mantém uma parceria com a CPFL Energia para a atividade.

O acordo é focado na execução das atividades práticas da disciplina, com foco em aprendizagem dos alunos e desenvolvimento de projetos escolhidos pelas empresas em parceria com o corpo docente da universidade.

"Nossa intenção com este trabalho é de modificar a maneira de ensinar e aprender. Antes do aluno fazer um estágio, ele tem a oportunidade de se aproximar do dia-a-dia do engenheiro e do mundo do trabalho", explica Sérgio Roberto Pereira, diretor da Faculdade de Engenharia Elétrica.

Na CPFL Energia, os projetos realizados foram implantados ou geraram planos de negócio ou requisitos para novos sistemas e intervenções que vão ajudar na produtividade dos setores onde os grupos atuam.  

Com os alunos, 15 projetos foram desenvolvidos na CPFL Energia ao longo de três semestres. No período, houve a participação de 75 estudantes. 

“A experiência com os grupos de estudantes de engenharia tem ajudado a CPFL Energia a revisitar processos e propor novas soluções para torná-los mais dinâmicos e a operação mais produtiva. É uma oportunidade de auxiliar na formação de uma mão-de-obra altamente capacitada e, ao mesmo tempo, melhorar nossa atuação”, afirma Thiago Guth, diretor de Operações da CPFL Energia.

A Dell conta atualmente com 22 alunos envolvidos em 7 projetos.

“A residência tecnológica é uma oportunidade ímpar de apresentar ao aluno as necessidades e dinâmicas das empresas no desenvolvimento de novas soluções. Para a empresa, representa a oportunidade de fomentar mão de obra futura de alta qualidade, ao mesmo tempo que aproveita ideias e abordagens diferentes e inovadoras”, analisa o especialista de engenharia de testes da Dell, Nivaldo Marchiotto.

O novo curso de Engenharia Mecânica da PUC-Campinas, que terá sua primeira turma em 2017, irá utilizar o mesmo modelo de projetos em empresas. 

A Faculdade de Engenharia da PUC-Campinas possui parcerias também com outras empresas, como o Instituto Eldorado e a On Telecom.