Claudio Bairros (Consilos), Alfredo de Seta (Integral), Lucas Sartori (Consilos) e Geneci Pereira (Consilos)

Consilos, empresa de armazenagem e secagem de grãos (Silos) e de torres autoportantes para localizada em Cascavel, no interior do Paraná, implantou o software de gestão de ciclo do produto Windchill, da PTC, com consultoria da Integral.

“Realizamos um mapeamento minucioso dos processos e fluxos de trabalho para ajudar a empresa a superar seus desafios”, aponta Alfredo de Seta, executivo que é responsável pela Integral no Paraná.

A Integral é uma empresa espanhola que tem crescido em projetos de PLM voltados para o setor de agronegócio. A lista de clientes no Brasil inclui também a Sulmaq, empresa de Guaporé especializada maquinário para frigoríficos e com a TMSA, companhia de Porto Alegre que fabrica sistemas para silos de cereais.

Ambas empresas usavam uma solução de gestão de documento de produto (PDM, na sigla em inglês) com a qual geriam a documentação de projetos de engenharia e passam agora a usar o Windchill, uma ferramenta com maior porte com a qual é possível gerir os dados desde a fase de produto até a disposição final, passando por serviços e assistência técnica.

Os contratos foram  fechados pela SCA Brasil, outra empresa espanhola que abriu unidades em Porto Alegre e Curitiba em 2012. Em março de 2013 a empresa se fundiu com a concorrente Integral.

Com a compra, a Integral passou a ser o único canal da PTC na Espanha e Portugal, com um faturamento de € 12 milhões e 55 funcionários.

Por aqui a operação é mais modesta, com oito funcionários, mas está crescendo e deve ser a grande aposta da companhia nos próximos anos. A meta é chegar a US$ 7 milhões de faturamento até 2017.