A Tecpetrol adotou a solução da SoftExpert para gestão de documentos. Foto: Divulgação.

A Tecpetrol, empresa argentina que atua na exploração, produção, transporte e distribuição de petróleo e gás, adotou a solução da SoftExpert para gestão de documentos. 

A companhia, que opera em oito países e possui mais 1,2 mil poços de petróleo com uma produção anual de mais de 30 milhões de barris, centralizou procedimentos com o SoftExpert Excellence Suite (SE Suite).

Em agosto deste ano, a Tecpetrol adotou os módulos SE Resíduos, PDM, Insumos e Armazenagem.

“Com a ferramenta, conseguimos engajar os funcionários a realizar as atividades de forma mais proativa. A solução, inicialmente, foi implementada nos setores de Operações, Perfuração e Obras, mas, com os benefícios proporcionados, decidimos que toda a organização deveria aderir ao sistema”, afirma o chefe de Segurança da unidade México da Tecpetrol, César Blanco. 

Atualmente cerca de 700 usuários internos e 2 mil contratistas utilizam o SE Suite.

Anteriormente, a Tecpetrol utilizava uma aplicação para processamento de linguagens de script para geração de conteúdo dinâmico na Web com tecnologia ASP 1.0 que não atendia mais as demandas com eficiência. 

“Com o software anterior a informação era mantida separada, demorava-se um longo tempo para recolher dados para uma apresentação ou controlar os usuários em seus objetivos. Muitas vezes o trabalho era manual e em planilhas externas”, salienta Freddy Zuñiga, do setor de Segurança, Ambiente e Saúde, da Tecpetrol no Equador.

Zuñiga comenta que, com a adoção da solução do SE Suite, a Tecpetrol conseguiu integrar diversas ferramentas e serviços em único sistema.

“Foram nítidas as melhorias no rastreamento e suporte ao usuário, aumentando as taxas de conformidade nos diferentes objetivos sobre a análise estatística de sistemas, em função de seu controle fácil. As informações se mantêm atualizadas e é uma valiosa solução para a manutenção de um sistema de gestão que pode ser auditado”, afirma Zuñiga.

A empresa do setor de energia conta com 3.361 milhões de pés cúbicos por dia de capacidade de transporte de gás em uma malha de 11.500km de gasodutos onde constitui operações, com destaque para o de Camisea, no sul do Peru, com 730km de comprimento, um dos projetos mais importantes do segmento na América Latina.

A SoftExpert registrou, em 2013, um crescimento no lucro de 34% em comparação ao ano anterior. Ela também contabilizou um aumento de 15% nos negócios concretizados com clientes nacionais e internacionais, ultrapassando a marca de R$ 50 milhões.