IDC aponta que foram vendidos 12.556 milhões de celulares no terceiro trimestre. Foto: Pixabay.

Depois de cinco trimestres de queda, o mercado de celulares no Brasil voltou a apresentar números positivos. O IDC Brazil Mobile Phone Tracker do terceiro trimestre aponta que foram vendidos 12.556 milhões de dispositivos no período, alta de 7,2% em relação ao mesmo período de 2015

Na comparação com o segundo trimestre deste ano, a alta é de 4,2%. Entre os aparelhos vendidos, foram 11.136 milhões de smartphones e 1.419 milhão de feature phones.

“O terceiro trimestre nos surpreendeu positivamente. Os varejistas anteciparam as compras e abastaceram os estoques para a Black Friday, enquanto os fabricantes enxugaram os portfólios de modo a atender a demanda com preços mais competitivos. Podemos dizer que a Black Friday se tornou a data mais importante do calendário para o mercado de celulares”, declara Diego Silva, analista de pesquisa da IDC Brasil.

Em termos de receita, o mercado de smartphones registrou R$ 10,7 bilhões de julho a setembro e o de feature phones atingiu R$ 179,8 milhões. 

O ticket médio dos aparelhos inteligentes foi de R$ 962,96, enquanto o dos celulares convencionais ficou em R$ 126,65. 

“Os números comprovam que os fabricantes estão fazendo um esforço grande para oferecer robustez e preços menores. Os aparelhos que custam até R$ 999 representam 76,1% do mercado total. Porém, notamos um movimento bastante rápido na demanda de modelos premium, por isso, a concorrência dos aparelhos com preço acima de R$ 3 mil está bastante acirrada”, completa o analista da IDC. 

Para os últimos meses de 2016, a IDC prevê um mercado ainda aquecido.

“Nossa expectativa para 2016 era de que o mercado atingisse 40,3 milhões de unidades vendidas. Porém, estamos revendo estes números e esperamos uma queda um pouco menor em relação ao ano de 2015, quando foram comercializados 47 milhões de aparelhos”, finaliza Silva.