Roberto Moschetta.

Roberto Moschetta, ex-diretor do Tecnopuc, parque tecnológico da PUC-RS, acaba de assumir a diretoria de Inovação da secretaria de Desenvolvimento de Porto Alegre.

A diretoria equivale à antiga Inovapoa, órgão com status de secretaria criado em 2009 com a meta de atrair investimentos e promover inovação na capital gaúcha.

“A ideia é contribuir para definir o futuro de Porto Alegre”, aponta Moschetta.

O novo diretor de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento fez carreira na iniciativa privada, principalmente na PUC-RS, onde foi professor por duas décadas e comandou o Tecnopuc, um dos parques tecnológicos referência do país, entre 2005 e 2013.

O novo diretor tem um perfil parecido com o de Newton Braga Rosa, um professor da Computação da UFRGS também bastante conhecido no meio de TI gaúcho que presidiu a Inovapoa nos seus primeiros três anos.

Rosa foi sucedido em 2012 pela sua coordenadora adjunta, Deborah Pilla Villela, hoje em uma das vice presidências da Procergs. Deborah foi sucedida pela sua própria adjunta Maria Fernanda Bermúdez, em 2015.

Ao longo dos anos, a Inovapoa perdeu um pouco da sua visibilidade, mas está envolvido em iniciativas importantes como regulamentação da Lei de Inovação e Tecnologia do município, o programa de bolsas de estudos Unipoa e o Fórum das Instituições de Ensino da Capital (IES),

Moschetta destaca a afinidade com o novo secretário de Desenvolvimento, Ricardo Gomes (PP) e com o prefeito Nelson Marchezan (PSDB), quando o assunto é a aproximação da administração pública com a iniciativa privada.

Gomes foi advogado foi diretor de relações trabalhistas da Assespro-RS, entidade que reúne empresas de TI gaúchas, e tem bom trânsito no meio de TI da capital gaúcha.

Além disso, tem um histórico de militância no meio liberal, tendo sido presidente do Instituto de Estudos Empresariais, organizador do Fórum da Liberdade, e vice-presidente do Instituto Liberdade.

Marchezan tem mantido sua promessa de campanha de nomear perfis técnicos como Moschetta para os cargos na prefeitura. 

Já foram confirmados o diretor de teatro Luciano Alabarse como titular da Cultura, o advogado Bruno Miragem para a Procuradoria-Geral do Município (PGM), o subsecretário do Tesouro do Estado, Leonardo Busatto, como secretário da Fazenda, e o coordenador do programa Telessaúde-RS, Erno Harzheim, para a Saúde.