Everson Nunes e Gabriel Goltz.

A 2Cloud, companhia de Porto Alegre especializada em computação em nuvem, fechou um acordo com a TecCloud, empresa de tecnologia do Grupo Corrêa da Silva, para disponbilizar aos seus clientes acesso ao data center Tier 3 da empresa, o único do Rio Grande do Sul.

A TecCloud opera com datacenters em Campo Bom e Porto Alegre e faz parte do grupo gaúcho Correa da Silva, que possui outras empresas como a Saque e Pague, Banco Topázio e a Rede de Hoteis Intercity.

O acordo dá um produto único no mercado para a 2Cloud, fundada em 2011 por Everson Nunes, ex-Dell e Gabriel Goltz, ex-Teletex.

“Oferecemos uma infraestrutura segura, de altíssima disponibilidade, aliada a atendimento que dá atenção às demandas do usuário 24x7x365 para garantir negócios rodando a qualquer tempo", afirma Goltz.

A região Sul é carente de data centers nesse nível, hoje concentrados em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

Para completar o cenário positivo para as ambições da 2Cloud, a BRDigital, o maior player regional no Sul, passou recentemente por um incêndio no seu data center em Porto Alegre, em um episódio com alta visibilidade no mercado local.

Para o primeiro semestre de 2018, a 2Cloud planeja lançar infraestrutura em um data center Tier III também em São Paulo. 

“Nossa ideia é que os clientes possam escolher onde querem hospedar seus sistemas fisicamente, propiciando o menor nível de latência, resultando em uma melhoria significativa de desempenho", finaliza Goltz. 

Ao mesmo tempo, a 2Cloud está organizando um programa de canais, focado em dar maior capilaridade para a sua oferta. Hoje, a empresa tem 15 parceiros, que representam 20% das receitas.

O objetivo é terminar o ano com dois ou três canais em cada uma das principais regiões de cada estado atendido, alcançando 50% das vendas.

O alvo são revendas de hardware de fabricantes como Dell e HP que estejam interessados em complementar sua oferta de equipamentos para as operações on premise dos clientes com uma oferta de nuvem.

A 2Cloud quer entrar com treinamento e marketing customizado para os parceiros a atendimento da parte técnica, dentro do modelo que essas empresas já estão acostumadas.

“Nosso parceiro tem de trabalhar com vendas de valor agregado, ter conhecimento profundo de seus mercados, amplo relacionamento e querer um líder em seu portfólio de soluções”, explica Nunes.