Imobiliária blumenauense usa Oculus Rift para vender imóveis. Foto: divulgação.

A ACRC Imóveis, imobiliária com atuação em Blumenau, resolveu experimentar com o uso de realidade virtual para vender um de seus novos empreendimentos, o residencial Dr. Hermann Blumenau.

Em uma parceria com a Imersio VR, empresa de aplicações de RV incubada no Instituto Gene, do campus da FURB em Blumenau, a ACRC montou um estande no Shopping Neumarkt em que o público pode simular uma visita ao prédio já finalizado, aproveitando a vista dos 35 andares do empreendimento.

A aplicação de VR, que conta com reproduçoes fotorealísticas das ruas e bairros vizinhos ao prédio, foi desenvolvida pela Imersio e pode ser visualizada com o uso do Oculus Rift, óculos de realidade virtual cuja desenvolvedora foi comprada no ano passado pelo Facebook.

"O desafio da visita é conseguir olhar para todos os lados, principalmente para baixo, já que a imagem dos óculos dá a sensação de estar literalmente no local", afirmou a imobiliária em nota para a imprensa.

A experiência da ACRC é um dos mais recentes contratos da Imersio VR, empresa fundada no ano passada com foco no mercado de construção civil e imóveis para possibilitar visitas virtuais em primeira pessoa a ambientes projetados em 3D.

O software importa os arquivos de softwares de design 3D, tais como 3D Studio Max e o traduz em um ambiente navegável. O funcionamento da aplicação se assemelha a um jogo em primeira pessoa.