Evento é um dos principais no calendário nacional. Foto: Divulgação.

A IT Mídia, grupo de mídia que organiza alguns dos maiores eventos de TI do país, decidiu digitalizar o IT Forum, badalado evento que é o ponto alto do seu calendário anual.

No lugar de acontecer entre 04 e 08 de setembro na Bahia, a versão digital, batizada de  IT Forum@Home, acontece entre os dias 11 e 13 de junho.

A decisão reflete o aumento da incerteza em relação à evolução do coronavírus no Brasil. A primeira decisão da IT Midia, anunciada em março, havia sido trocar a data do IT Forum de abril para setembro, mantendo o evento no formato tradicional. 

Realizado a mais de 20 anos, o IT Forum reúne a elite da TI brasileira para um evento realizado em um resort, do qual participam uma média de 180 CIOs das maiores empresas do país, além de um batalhão de representantes de mais de 70 patrocinadores diferentes.

O evento manteve sua lista de keynotes, incluindo Don Tapscott, Leandro Karnal e Alexandre Schwartzman, entre outros, além de ter agendado 2,8 mil reuniões one-to-one entre CIOs e os patrocinadores, o principal atrativo para quem banca o evento.

Também estão mantidas as atrações, com shows de Toquinho, Maria Rita, Samuel Rosa e o grupo Sambô e até a parte gastronômica do evento, que será feita por delivery.

“A tecnologia está sendo e será fundamental para a sociedade e continuidade entre as empresas. Por isso, nos sentimos desafiados como líderes do setor em proporcionar nossa missão, garantindo a segurança e saúde dos nossos convidados e patrocinadores a partir de suas casas", afirma André Cavalli, CEO da IT Mídia. 

Em outras palavras, a IT Mídia quer provar que em casa de ferreiro os espetos são de ferro também.

É um desafio para muitos grandes organizadores de eventos no momento.

A SAP decidiu cancelar o SAP NOW Brasil, previsto para acontecer entre os dias 15 a 16 de setembro em São Paulo, realizando no lugar uma versão online do maior evento da multinacional alemã no país e o segundo maior da empresa no mundo.

Emplacar um bom evento digital não é tão fácil como pode parecer.

O Google, por exemplo, decidiu cancelar o Google Cloud Next '20: Digital Connect, versão digital do seu grande evento anual, previsto para acontecer no começo de abril em substituição ao evento real em São Francisco, também cancelado.

Já o Ciab Febraban, um dos maiores eventos de tecnologia do país, nem cotemplou a hipótese: foi cancelado definitivamente no final de março, sem nova data em 2020. 

Mais recentemente, a Resultados Digitais, que cancelou o RD Summit 2020, um dos maiores eventos de marketing e vendas da América Latina, previsto para acontecer em Florianópolis entre os dias 28 a 30 de outubro.

De qualquer forma, a escolha parece ser entre cancelar total ou digitalizar, com poucas empresas apostando que o ano de 2020 oferecerá condições sanitárias ou econômicas para bancar grandes aglomerações.

As exceções à regra até agora são a VTEX e Futurecom.

O VTEX Day, outro evento para milhares de pessoas previsto para acontecer em São Paulo nos dias 15 e 16 de abril, foi transferido para 02 e 03 de setembro e desde então a empresa não voltou a se manifestar.

Já a Futurecom, confirmou no dia 11 de maio que o evento, com um público estimado em 30 mil pessoas, deve mesmo acontecer entre os dias 26 e 29 de outubro em São Paulo.