MODA

Tommy Hilfiger: projeto no Metaverso com Capgemini

19/05/2022 12:22

A marca americana criou uma convenção nacional de vendas no ambiente virtual.

Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Tommy Hilfiger, marca americana de vestuário, calçados, acessórios, fragrâncias e artigos de decoração, contratou a Capgemini, multinacional francesa de consultoria, tecnologia e outsourcing, para desenvolver um projeto de vendas no Metaverso.

A necessidade da empresa era criar um ecossistema totalmente digital para a realização da convenção nacional de vendas, seu principal evento no Brasil.

Entre os pré-requisitos, estavam três exigências básicas: a ferramenta deveria suportar um grande número de usuários simultaneamente, não exigir a instalação de nenhum tipo de aplicativo ou software no computador e ser amigável para o público em geral. 

Na busca da Capgemini por uma plataforma, a escolha que atendeu todas as premissas de forma satisfatória foi o Spatial, startup americana especializada em realidade virtual e realidade aumentada.

A etapa seguinte envolveu a construção de um universo que tivesse a assinatura e os valores da Tommy Hilfiger. O time Capgemini desenvolveu o conceito, a modelagem do ambiente 3D e o setup da plataforma, entre outros aspectos visuais.

"É essencial caminhar lado a lado aos desenvolvimentos tecnológicos. Globalmente, a label já vem apostando em iniciativas disruptivas no mundo digital, e agora traz essa tecnologia também para ações internas e locais", explica Paulo Matos, diretor da Tommy no Brasil.

Em duas semanas, a área de Applied Innovation Exchange (AIE) da francesa, junto ao time da Tommy Hilfiger, definiu metas, objetivos e construiu desde o início o universo para a realização da convenção.

"Construir esse ambiente em parceria com um cliente que acredita de fato na inovação, entende o caráter experimental e aceita encarar novos desafios e riscos nos gera boas perspectivas de avanços no uso de tecnologias para impulsionar os negócios de nossos parceiros e gerar novas conexões com seus públicos”, afirma Tharso Vieira, head de inovação prática da Capgemini.

Com 55 anos de história, a Capgemini é uma consultoria que atua no mercado B2B e conta com 325 mil profissionais em quase 50 países. Em 2021, o grupo reportou uma receita global de €18,16 bilhões. A companhia está há 10 anos no Brasil, com sede em Barueri, São Paulo.

Fundada em 1985, a Tommy Hilfiger se define como uma marca do “estilo cool clássico americano”. A empresa tem uma rede de distribuição em mais de 100 países, com mais de 1,8 mil lojas de varejo na América do Norte, Europa, América Latina e região Ásia-Pacífico.

Veja também

PRÁTICAS
Capgemini conquista certificação Edge Move

A empresa é a primeira do setor de TI a receber reconhecimento na área de equidade de gênero.

PROCESSO
Normalize o erro para inovar

Entenda como a aversão ao risco pode impedir o processo criativo nas empresas.

PILARES
A Tríade do Protagonista, por Carlos Busch

O ex-VP da Salesforce América Latina palestrou no Seminário Executivo Sucesu-RS.

COMANDO
G2 traz executivo experiente

Cláudio Wagner fez carreira na CPM Braxis e vai liderar a área focada em energia.

E-COMMERCE
Senior agora tem marketplace próprio

A plataforma já conta com cerca de 100 vendedores e foi lançada em evento no metaverso.

MÍDIA
Genesini vira sócio do Meio

Ex-CEO da Oracle do Brasil aposta em startup de jornalismo.