Sede do Banco Central. Foto: Iano Andrade/Portal Brasil/Divulgação
O Banco Central do Brasil (BC) está desenvolvendo um projeto de blockchain usando recursos do blockchain como serviço (BaaS, na sigla em inglês) do Microsoft Azure.
Em desenvolvimento desde a segunda metade de 2017 e tendo sua implementação inicial realizada em abril deste ano, o sistema visa melhorar a comunicação do BC com atores como a Superintendência de Seguros Privados e a Comissão de Valores Mobiliários.
Até então, fazer a validação e aprovação de documentos e requisições exigia que as três autarquias recorressem a soluções como e-mail, telefonemas ou mesmo ofícios em papel.
O resultado era um processo lento, que podia levar dias ou até semanas para ser concluído, já que, muitas vezes, impressos precisavam ser enviados e recebidos múltiplas vezes entre diferentes cidades e escritórios, gerando um vai e vem de documentos físicos.
Era isso o que acontecia, por exemplo, com a aprovação de um novo dirigente para uma instituição financeira, uma tarefa que demanda análises e checagens profundas do candidato pelos três órgãos.