César Rael, durante evento em Presidente Prudente. Foto: Fundação Inova Prudente.

César Rael, ex-diretor executivo da Software By Maringá, acaba de assumir a diretoria de Inovação na secretaria de Inovação e Desenvolvimento de Maringá.

Nos últimos seis anos, Rael tocou a operação diária da entidade, que reúne mais de 100 empresas de TI, startups e profissionais autônomos da cidade paranaense.

Um dos principais focos de Rael na prefeitura deve ser o Parque de TI de Maringá. 

Anunciado em março de 2018 pela prefeitura da cidade paranaense, o futuro parque tecnológico da cidade deverá ter 140 mil metros quadrados na Avenida Arquiteto Nildo Ribeiro, próximo ao parque do Japão, um dos cartões postais de Maringá.

A Software by Maringá foi fundada em 2007, visando articular as empresas de TI da cidade.

Em 2016, a SbM foi nomeada agente de agência de promoção de software Softex na região, liderando a capacitação de empresas para exportações.

A estimativa é que Maringá tenha hoje 400 empresas do ecossistema de TIC.

Segundo dados da prefeitura, o setor faturou R$ 802 milhões na cidade em 2017, um aumento de quase 10 vezes frente aos números de 2012, sendo hoje em dia 10% da arrecadação de ISS de Maringá.

A previsão do setor de TI para 2018 é alcançar a cifra de R$ 1 bilhão em faturamento na economia de Maringá e 13% do faturamento do ISS.

Planejada e com urbanização recente, Maringá é hoje a terceira maior cidade do Paraná, com 406 mil habitantes.