Software adquirido pela PTC ajuda a gerir maquinária pesada. Foto: flickr.com/photos/pittcaleb

A PTC comprou a Enigma, uma empresa americana especializada em software de gerenciamento do ciclo de vida de serviços (SLM, na sigla em inglês), por um valor não revelado.

A companhia adquirida desenvolve software que ajuda empresas a gerir reparos em equipamento complexo em indústrias pesadas, aeronáutica e veículos.

Entre os clientes estão a Ford, KLM, Mazda e o exército americano. A empresa tinha investidores como a Insight Venture Partners e GE Equity.

“O investimento  reforça o compromisso da PTC de se tornar o único e melhor parceiro para os fabricantes, operadores de equipamentos e p restadores de serviços que buscam aumentar o valor de suas operações de serviços e melhorar a satisfação dos seus clientes”, afirma Lee Smith, vice-presidente e gerente geral da Divisão SLM da PTC.

A PTC tem feito aquisições na área de SLM – em agosto do ano passado, comprou a Servigistics por US$ 220 milhões – como parte de um esforço para se tornar uma provedora de soluções para o ciclo de vida dos produtos como um todo.

Desde 2005, foram adquiridas a Arbortext, ITEDO, LBS e 4CS. O maior negócio foi a compra da canadense MKS por US$ 300 milhões em 2011, em uma aposta para completar a oferta de soluções de gestão de ciclo de vida de aplicações (ALM, na sigla em inglês).

Hoje, os softwares de PLM, uma nova safra de siglas de três letras que inclui a gestão do ciclo de vida das aplicações (ALM), da cadeia de suprimentos (SCM) e de serviços (SLM), já respondem por metade do faturamento da empresa, que deve chegar a US$ 1,3 bilhão em 2013.

A outra metade são os softwares de design (CAD, na sigla em inglês) pelos quais a PTC se tornou conhecida.