A Datora Telecom está presente em 12 cidades brasileiras. Foto: Divulgação.

A Datora Telecom, prestadora de serviços de voz sobre IP (VoIP) para telefonia fixa e móvel, contratou a ISH Tecnologia para implementar a solução Big-IP Local Trafic Manager, da F5 Networks.

O objetivo do projeto foi melhorar o desempenho dos servidores de aplicação e ampliar a capacidade de tráfego VoIP no mercado nacional.

“Trabalhamos com hospedagem e com a negociação de tráfego VoIP entre operadoras de todos os portes e empresas. Para a oferta destes serviços, contamos com dois servidores Session Border Controller (SBC), um ativo e um passivo, para roteamento dos dados. Com o crescimento da demanda, tínhamos a necessidade de otimizar o uso destes equipamentos para distribuir melhor as cargas e ampliar nossa capacidade instalada”, afirma Samy Uziel, diretor de engenharia da Datora Telecom.

Com este objetivo, a Datora Telecom foi ao mercado em busca de soluções de balanceamento de dados. A implementação da Big-IP Local Trafic Manager foi iniciada em dezembro de 2017.

“Iniciados os trabalhos, logo constatamos que um dos desafios seria adaptar a solução da F5 Networks, que a princípio foi criada para gerir a distribuição de dados, para fazer o balanceamento de VoIP. O outro seria auxiliar o cliente a formar um especialista interno na gestão de manutenção da nova estrutura disruptiva, que estava sendo instalada”, afirma Deivid Toledo, executivo de negócios da ISH Tecnologia.

Segundo Toledo, o projeto envolveu a instalação do ADC (Application Delivery Controller) da F5, com o módulo LTM (Local Traffic Manager) para balanceamento de carga. Também demandou o desenvolvimento de iRule, programação orientada a eventos para adaptar o produto ao negócio, que foi conduzida pelo nosso time de consultoria e SOC da ISH em regime 24x7. 

“Foi realmente instigante entender o fluxo de comunicação VoIP do cliente para desenvolvermos as ‘iRules’, para estabelecer as regras de balanceamento que o negócio exigia e integrar a solução F5 com as outras aplicações”, avalia o executivo da ISH. 

Agora, as aplicações estão mais disponíveis e ágeis para o encaminhamento das chamadas. 

“Obtivemos uma melhora de 100% na produtividade, pois passamos de 1.200 chamadas por segundo para 2.400 instantaneamente após a solução começar a rodar”, ressalta Uziel.

O Grupo Datora é formado pela Datora Telecom e a Arqia (MVNO). A Datora Telecom está presente em 12 cidades brasileiras e tem escritórios ao redor do mundo, com mais de 1,5 mil clientes corporativos.

Fundada em 1996, no Espírito Santo, a ISH é uma empresa especializada em soluções de infraestrutura de TI, segurança da informação e computação em nuvem, com sede na cidade de Vitória e escritórios em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. 

A ISH conta com mais de 25 alianças com fabricantes e data center próprio, com 150 m² de piso elevado e mais de 40 racks no padrão Tier3.