O Complexo Hospital das Clínicas da FMUSP foi fundado em 1944. Foto: Divulgação.

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) implantou o sistema de agendamento online de exames e consultas da startup mineira CM Tecnologia.

O Complexo Hospital das Clínicas da FMUSP, fundado em 1944, é um centro de excelência e referência no campo de ensino, pesquisa e assistência. Por meio da pasta do Sistema Único de Saúde (Saúde Suplementar - SS), atende a pacientes de convênios e particulares.

"Dentro da SS, tínhamos vários parceiros, cada um com seu atendimento e ramal para agendamentos. Em 2015, implementamos o call center com uma única central e instalação do chat online, a fim de facilitar a vida dos pacientes e integração das marcações. Mas, já à época, sentimos falta do atendimento sem contato humano, que oferecesse uma maior independência ao usuário", lembra Ana Julia Marciano, analista de negócios do Núcleo de Assistência à Saúde Suplementar do Hospital das Clínicas.

A solução da CM Tecnologia foi escolhida e implantada pelo HC em 2017, após pesquisa e visita de conhecimento em outros complexos hospitalares que já utilizavam a solução.

Com o sistema, o usuário consegue escolher seu médico, procedimento e horário de preferência em um portal único

"Em um contexto no qual ninguém quer ter que ligar ou sair de casa para agendar algo, dar novas opções para o paciente é fundamental. Para quem será atendido, a marcação online significa não ter que depender de telefonemas. Já para a instituição, ela traz consigo o benefício da redução de custos e eficiência operacional", pontua Fernando Soares, CEO da CM Tecnologia,

Após a implementação do software, a relação com o paciente adquiriu mais autonomia. 

"Com a marcação pela internet, é possível ao usuário fazer tudo sozinho, de forma rápida, sem ficar pendurado no telefone ou em filas. Para a maioria dos clientes, isso faz muita diferença", ressalta Marciano.

O agendamento online representa 8% de todos os registros de consulta da Saúde Suplementar da rede do Hospital de Clínicas (ou cerca de 1 mil marcações mensalmente). 

A CM Tecnologia é focada no desenvolvimento de softwares e soluções para melhorar a experiência de pacientes de hospitais, clínicas e laboratórios, em marcação de consulta, acompanhamento de resultados, entre outros. 

Fundada em 2012, a empresa oferece módulos integrados ao sistema de gestão (ERP)