Eric Yuan, CEO e fundador da Zoom. Foto: divulgação.
A Zoom, especializada em teleconferência por vídeo, anunciou a aquisição da Five9, americana focada em soluções de contact center em nuvem, por cerca de US$ 14,7 bilhões (aproximadamente R$ 75,2 bilhões).
A transação já foi aprovada pelos conselhos de administração das duas companhias e deve ser concluída no primeiro semestre de 2022.
Depois disso, a Five9 será uma unidade operacional da Zoom comandada por Rowan Trollope, CEO da comprada. O executivo responderá a Eric Yuan, CEO e fundador da compradora.
Fundada em 2001, a Five9 tem sede na Califórnia, Estados Unidos, e realiza mais de 7 bilhões de interações com uma base de mais de 2 mil empresas clientes em todo o mundo.
Sua plataforma, o Five9 Intelligent Cloud Contact Center, fornece engajamento digital, análise, automação do fluxo de trabalho, otimização da força de trabalho e inteligência artificial.
Entre os seus clientes, estão Citrix, Siemens, Under Armour, PAR Technologies, Athenahealth, NexRep, SNHU, Regent University, Universidade de Akron e Englishtown.
A empresa chegou ao Brasil em 2017, com o lançamento da Nuveto, uma companhia focada no setor de call center lançada por investidores e que representa a Five9 com exclusividade no país.
Em abril de 2020, a Five9 anunciou a contratação de Luis Sirera, ex-diretor de vendas da Avaya, como country manager da empresa no Brasil — para ajudar no crescimento no mercado.
Apesar de ter sua plataforma muito usada no país, a própria Zoom também só montou uma operação brasileira muito recentemente. O primeiro comunicado oficial foi em dezembro de 2020, com a contratação de Alfredo Sestini como head da empresa no Brasil.