A Ambev está presente em 19 países e conta com 30 marcas de bebidas. Foto: Divulgação.

A Ambev, produtora de cervejas, chás, isotônicos, refrigerantes, energéticos e sucos, tornou público no GitHub seu algoritmo de prevenção de acidentes de trabalho.

A informação é do ITForum 365 e foi divulgada por Mario Vieira, gerente de analytics da Ambev, durante o evento IT Forum+.

Com a publicação do código fonte no GitHub, outras organizações de manufatura e bens de serviços podem utilizar o algoritmo.

A redução de acidentes de trabalho é uma busca constante na empresa e conta com diferentes processos e tecnologias.

Na parte processual, a companhia desenvolveu documentos e análises quantitativas e qualitativas para reduzir os incidentes.

Em termos de tecnologia, a Ambev criou um aplicativo para reporte de situações que conta com mais de 180 variáveis, como temperatura e dados do ambiente. Para desenvolver a ferramenta, a empresa utilizou análise exploratória de dados, algoritmo em linguagem Python e implementação de diferentes algoritmos de aprendizado de máquina.

Com isso, passou a avaliar os riscos com mais precisão e melhor recall. 

“Com o score, conseguimos identificar a probabilidade de acontecer acidentes nas unidades. Ao identificar riscos, acionamos o time de segurança, que coloca em prática um plano de ação”, relata Vieira ao ITForum.

Para a gestão, as informações ficam disponíveis por meio de um mapa de taxa de riscos de acidente por cidade; variáveis que mais contribuem para o modelo; histórico de registros de acidentes e riscos em um gráfico de série temporal. 

A Ambev está presente em 19 países e conta com 30 marcas de bebidas. No Brasil, a empresa conta com 35 mil colaboradores e 32 cervejarias.

A empresa faz parte da Anheuser-Busch Inbev, conhecida como AB Inbev, que nasceu da união entre a Ambev, a belga Interbrew e a Anheuser-Busch.