A última vítima de ransomware no Brasil? Foto: Divulgação.
A Lojas Renner, uma das principais varejistas de moda do país, sofreu um ataque cibernético nesta quinta-feira, 19.
O ataque foi confirmado pela empresa em nota enviada à Comissão de Valores Imobiliários. De acordo com a Renner, ele causou “indisponibilidade em parte de seus sistemas e operação”.
O site da marca principal da companhia está fora do ar até agora e não é possível acessar o endereço apresentado para pagamentos on-line, que corresponde à Realize Soluções Financeiras.
O mesmo acontece nos sites da Camicado e da Ashua, do mesmo grupo. Já o portal da marca YouCom parece funcionar normalmente.
Segundo fontes do Baguete, todo o ambiente computacional e de redes da companhia está indisponível desde às 11h50, com os problemas alcançando milhares de servidores. Uma centena de profissionais estaria envolvida no combate ao ataque.
“Perto das 13h não consegui realizar compra na loja física, pois o sistema já estava off. Pane total”, relatou uma usuária do Twitter.
A reportagem do Baguete esteve na unidade da Lojas Renner do Shopping West Plaza, em São Paulo, que só estava aceitando pagamentos em dinheiro. Cartões de débito e crédito estavam fora do ar às 17h. A justificativa dos atendentes é "problemas no sistema".
Na internet, circulam boatos de que o ataque seria do tipo ransomware e estaria sendo reivindicado pelo grupo RansomEXX, além de um print com a mensagem que os cibercriminosos supostamente enviaram à rede varejista.
“Olá, Lojas Renner S.A.(lojasrenner.com.br)! Primeiramente, isso são apenas negócios e a única coisa em que nós estamos interessados é dinheiro. Seus arquivos foram criptografados. Por favor, não tente modificar ou renomear nenhum arquivo criptografado, porque isso pode resultar uma séria perda de dados e falha na desencriptação”, diz a mensagem.