Leonardo Camara, diretor de data center da Lenovo no Brasil. Foto: Divulgação.

A Lenovo acaba de anunciar a promoção de Leonardo Camara como novo diretor de data center no Brasil. O executivo, que há pouco mais de um ano ocupava o cargo de gerente sênior de vendas para canais dentro da companhia, passa a ser responsável pela gestão das operações de data center no país.

Camara tem mais de 30 anos de carreira e passou pelas empresas Itautec e HP, onde atuou entre 1999 e 2016.

Na nova posição, irá liderar o planejamento de vendas, canais, produto e fabricação local do portfólio de DCG (Data Center Group). 

“É com entusiasmo que começo esse novo desafio e tenho muita confiança no potencial da Lenovo para crescer dentro do setor de data center no Brasil. Temos o que é preciso para se destacar nesse segmento competitivo, com um portfólio completo e uma equipe excelente”, explica Camara.

Em janeiro, a Lenovo contratou Luiz Gustavo de Andrade como o novo gerente sênior de produtos para a área de soluções de data center da companhia. Nos últimos dois anos, o executivo foi gerente de produtos da Dell para a unidade de servidores. Antes, atuou como gerente de desenvolvimento de negócios da EMC.

Já no final do primeiro semestre, a companhia divulgou o objetivo de reforçar a sua presença de canal no Brasil, com destaque especial para os parceiros focados na venda de servidores e equipamento para data centers.

Na época, a multinacional chinesa contava com cerca de 200 parceiros no país, com cerca de 35% deles focados em data center. Até o final do ano, a meta é chegar a 300, com uma divisão meio a meio entre canais focados em data centers e PCs.