AGRONEGÓCIO

Siemens cria centro focado em carnes

19/09/2018 16:33

O ambiente fica na unidade de São Paulo.

A Siemens acaba de criar seu primeiro Centro de Competências de Carnes. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Siemens, focada em soluções de digitalização, infraestrutura, automação, drives e softwares para a indústria, acaba de criar o primeiro Centro de Competências de Carnes da companhia no mundo. O ambiente fica na unidade de São Paulo.

O objetivo do centro é oferecer soluções tecnológicas específicas para clientes que atuam no mercado de bovinos, aves e suínos, com foco em rastreabilidade e automação de processos.

A produção de carnes integra o universo do gigante agronegócio brasileiro, responsável por quase 41% da balança comercial do país, que totaliza US$ 217,74 bilhões, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

O Brasil foi escolhido como base do primeiro Centro de Competências de Carnes da Siemens no mundo pela importância do segmento para o país.

“Os grandes produtores já percebem que o consumidor global exige determinados investimentos”, diz André Clark, CEO da Siemens no Brasil, que palestrou na Reunião-Almoço da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha no Rio Grande do Sul.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o Brasil é o maior exportador global de carne bovina e deve atingir 2 milhões de toneladas este ano, ante 1,8 milhão no ano passado.

Para Siemens, a posição de liderança ficou ameaçada após a suspensão das exportações brasileiras em alguns períodos da Operação Carne Fraca, mas alertou as empresas sobre a necessidade sistemas que comprovem a origem, qualidade e confiabilidade de seus produtos.

Atender a essa demanda do mercado será um dos focos do Centro de Competência de Carnes no Brasil. 

As soluções desenvolvidas no Centro de Competências de Carnes no Brasil contarão também com a participação de especialistas das áreas de Pesquisa e Desenvolvimento de outras unidades da empresa em todo mundo.

Além do núcleo de São Paulo, que conduzirá o desenvolvimento de soluções voltadas ao setor de carnes, o Centro contará também com células em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estados que são importantes polos do setor.

O Centro de Competências de Carnes desenvolverá tecnologias que serão utilizadas também como benchmarking global.

Veja também

PROJETOS
Siemens e Bentley tem oferta integrada

A oferta reúne o portfólio Teamcenter da Siemens e o ProjectWise da Bentley.

M2M
Beato assume Sigfox para Américas

Carlos Beato atuava como VP regional para América Latina da PTC.

ENERGIA
CPFL adota sistema digital da Siemens

Com valor de aproximadamente R$ 1,5 milhão, a solução será entregue ao final de 2018.

ENGENHARIA
Siemens PLM: CAD liberado para startups

Podem participar companhias formalizadas nos últimos três anos.