Matheus Boesing.

Matheus Boesing, um consultor de banco de dados baseado em Porto Alegre, foi nomeado ACE Director da Oracle, se tornando o único profissional que reside no Brasil e está no nível máximo no programa de reconhecimento de profissionais na multinacional, no qual estão apenas 99 pessoas em todo mundo.

Com 28 anos, o profissional é ainda o participante mais jovem da nata do programa.

O ACE Program reúne profissionais que a Oracle considera como “embaixadores” da sua tecnologia e funciona em três níveis.

O inicial, chamado de ACE Associate, é para membros ativo da comunidade Oracle, através de blogs e conferências, por exemplo há pelo menos 3 anos. No seguinte, chamado ACE, a exigência é por uma “reputação internacional”. 

Finalmente, o ACE Director é destinada a membros líderes e formadores de opinião na comunidade Oracle mundial, reconhecidos e frequentemente presentes em eventos por todo o mundo. 

O ACE tem características típicas de um clube, com os participantes entrando e evoluindo dentro grupo por convite e avaliação de profissionais que já estão dentro. Para ser um ACE Director, por exemplo, é preciso ter a indicação de outros três ACE Directors, além de dois  product owners de dentro da Oracle.

De fato, Boesing tem a agenda de um embaixador: só em 2019, ele já palestrou em eventos na Noruega, Bulgária, Chile, Uruguai, Paraguai e Argentina, mais São Paulo e Porto Alegre no Brasil. Pelas contas do profissional, 50 mil quilômetros, uma volta ao mundo.

Apesar de todo o agito, eventos e palestras, Boesing se define como um profissional técnico.

“Eu ainda sou um profissional que trabalha com tecnologia Oracle 16 horas por dia, 100% do tempo de plantão. Minha função é bastante técnica e deve continuar sendo. Esse é justamente o tema das minhas palestras”, afirma Boesing, que tem 20 certificações técnicas, 12 delas acreditadas pela Oracle.

Boesing concilia a agenda Oracle com a sua vida profissional trabalhando remotamente para a Pythian, uma empresa canadense, e a Innive, uma empresa americana, além da sua própria companhia, a GBTiC

O profissional ainda encontra tempo para manter um dos 15 blogs oficiais da Oracle na América Latina e ser instrutor na TargetTrust, uma tradicional empresa de treinamento em Porto Alegre  e ser professor na pós-graduação em Cloud Computing da SETREM, uma instituição de ensino superior localizada na pequena Três de Maio, distante quase 500 quilômetros da capital gaúcha.