Clube cearense tem a terceira maior torcida do Nordeste. Foto: divulgação.

O Ceará Sporting Club lançou um projeto de inovação aberta com a Enzima, aceleradora e venture builder com foco em esporte e entretenimento, e a OutField Capital, fundo de investimentos focado em empresas com soluções aplicáveis ao universo esportivo.

Batizado de Vozão Conecta, o programa será realizado totalmente on-line. As inscrições estão abertas até 16 de novembro no seu site oficial e o processo terá duração de 12 semanas.

A busca é por startups com soluções que tenham impacto na rotina do clube, como no engajamento de torcedores, produção de conteúdo e gestão e análise de redes sociais.

As empresas selecionadas poderão trabalhar junto ao clube em projetos piloto, além de usufruir de mentorias, networking, palestras e apoio em serviços jurídicos, contábeis e financeiros.

Haverá, ainda, acesso a possíveis investidores do mercado, começando pela própria OutField Capital.

Ao final do período, todos os participantes devem apresentar os projetos desenvolvidos durante o Demo Day, um evento ao vivo que será transmitido nas redes sociais do Ceará. 

Elas também serão avaliadas pelo modelo de negócios, estágio de maturidade dos produtos e serviços e experiência.

Segundo o clube, o objetivo é dar oportunidade para que as startups tragam suas soluções para o universo esportivo e que possam participar mais efetivamente do segmento, mesmo em tempos de pandemia.

"O mercado de esportes sempre teve uma deficiência de investimentos, de soluções inovadoras, do que atenda de ponta a ponta desde a visão tecnológica e entendimento do consumidor até a bola no fundo da rede", explica Pedro Oliveira, cofundador da OutField.

Após o programa, as startups têm a chance de conseguir um contrato com o clube.

“Estamos fomentando um ecossistema de startups que vai favorecer ferramentas de inovação e tecnologia a serviço do clube. Ganha o mercado, ganha o clube. Estamos muito animados com esse projeto", afirma Lavor Neto, diretor de comunicação e marketing do Ceará Sporting Club.

Fundado em 1914, o Ceará Sporting Club possui 45 títulos estaduais e 22 mil sócios-torcedores, com uma torcida que chega a 2 milhões. Segundo o instituto Paraná Pesquisas, a torcida é a maior do estado, terceira do Nordeste e, no país, ocupa a 15ª colocação.

No Campeonato Brasileiro de 2019, o clube teve aproximadamente 20 milhões de interações nas redes sociais. 

A OutField foi criada em 2016 e possui escritórios em São Paulo e em Nova York. Em seu portfólio, estão marcas, clubes e atletas como New Balance, Wix, Flamengo e Anderson Silva, com os quais atua para criar novas oportunidades de marketing, investimento e negócios dentro do esporte.

Fundada em 2017 pelo Grupo Pluri, a Enzima trabalha com sportstechs e entertechs em early stage ou que já estejam em operação. A consultoria atua em soluções pontuais, programas de inovação aberta, e implementação de cultura de inovação para médio e longo prazos.

Os clubes de futebol estão começando a procurar uma aproximação com startups.

Em maio, o Governo do Estado de São Paulo, a Federação Paulista de Futebol (FPF) e as empresas EY, 2simple, V3A e BNZ anunciaram o início das operações do Arena Hub, centro de inovação localizado no Allianz Parque, mais conhecido como Arena Palmeiras.