Quem tem amigos é sempre um vencedor. Foto: Impedimento.

O Impedimento, site dedicado ao futebol e à cultura da América do Sul, lançou nesta terça-feira, 19, um plano de crowdfunding através do qual os leitores poderão bancar a publicação por meio do PagSeguro do UOL.

A estratégia não é uma novidade para o portal, que cobriu as últimas quatro finais da Libertadores da América com recursos captados junto aos leitores.

“A ideia agora é gerar uma receita regular e, ao mesmo tempo, garantir benefícios aos leitores que colaboram com a manutenção do site”, explica Alexandre de Santi, um dos jornalistas por trás do projeto. 

Serão quatro planos diferentes, com contribuições mensais variando entre R$ 5 e R$ 20. Os benefícios incluem uma camisa exclusiva e sorteios de brindes.

Criado em 2005, o Impedimento é um projeto coletivo de jornalistas de Porto Alegre. O site se tornou referência em futebol sul-americano no Brasil e é conhecido pelos textos que usam as crônicas de jogos como pretexto para falar de cultura em geral. 

Com a Coleção Impedimento, o site já lançou dois livros sobre a história dos dois clubes do Rio Grande do Sul: “Grêmio Hoje e Sempre” e “Inter Hoje e Sempre”.