AUTO

Hyundai: programa de sugestões com SoftExpert

19/11/2021 11:31

A fábrica brasileira da montadora conta com 2,8 mil colaboradores.

Fábrica da Hyundai em Piracicaba, São Paulo. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Hyundai Motor Brasil, subsidiária da multinacional sul-coreana de automóveis, adotou a solução SoftExpert Suite para desenvolver um portal para o seu programa de sugestões dos colaboradores.

Batizado de Portal Minha Ideia Brilhante, o programa antes era totalmente manual e o processo de registro e aprovação de ideias levava dias para ser concluído. As sugestões eram controladas em planilhas paralelas e os follow-ups, realizados por e-mail.

“Algumas etapas do processo dependiam de coleta manual de assinaturas, impossibilitando a gestão automática de prazos e responsabilidades, ocasionando perdas de informações”, conta Fernanda Zucoloto, supervisora de qualidade da Hyundai.

Só em 2020, foram dedicadas 1.156 horas com retrabalhos, o que equivale a seis meses.

Agora, o processo pode ser feito em poucos minutos. As sugestões foram centralizadas em um portal customizável, com lembretes automáticos, possibilitando que os colaboradores registrem, acompanhem suas sugestões em tempo real e resgatem seus pontos.

“Isso facilitou muito a execução do fluxo e o gerenciamento eficaz das informações pela liderança, proporcionando um planejamento de ações mais focado e objetivo”, afirma Zucoloto.

Em seis meses, o portal já teve 1.485 ideias registradas, com 866 em andamento e 231 implementadas. As solicitações realizadas antes da automação foram incluídas na plataforma para facilitar o acompanhamento, totalizando 4 mil registros.

“Tivemos um feedback muito positivo dos colaboradores, pois o sistema facilitou o follow-up de todos os envolvidos no processo, proporcionando mais controle e autonomia na gestão das ideias geradas”, avalia Libele Silva, analista de qualidade assegurada da Hyundai responsável pelo projeto.

Agora, a expectativa da companhia é fazer com que os colaboradores utilizem todos os recursos disponíveis.

A fábrica brasileira da coreana, localizada em Piracicaba, São Paulo, conta com 2,8 mil colaboradores. Com capacidade produtiva de 210 mil carros por ano, a planta tem o primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento da Hyundai Motor Group no Hemisfério Sul.

Fundada em 1995, a SoftExpert conta atualmente com mais de 2 mil clientes e 300 mil usuários em mais de 30 países. A empresa atende áreas como manufatura, governo, farmacêutico, hospitais e laboratórios, serviços financeiros, alta tecnologia e TI e educação.

Veja também

LOGÍSTICA
Sementes Jotabasso: fluxo de cargas com SoftExpert

A empresa automatizou o embarque de insumos em suas cinco unidades produtivas.

INDÚSTRIA
Covercraft: gestão de qualidade com SoftExpert

Em menos de um ano de projeto, a empresa conquistou certificações em três unidades.

GESTÃO
Grupo Level automatiza processos com SoftExpert

Importador de pneus adotou a solução HDM e já obteve uma recuperação de R$ 250 mil.

GESTÃO
Portonave integra processos com SoftExpert

Suite passou a ser utilizado em todas as áreas da empresa, centralizando informações.

SANTA CATARINA
Menegotti tem gestão de documentos com SoftExpert

Nova solução está sendo utilizada por 500 colaboradores e já reduziu o consumo de papel em 15%.

GESTÃO
Imepel adota Suite da SoftExpert

Projeto contempla a automação de mais de 20 processos e a integração com o SAP Business One.