Informações são validadas por profissionais da área da saúde do município. Foto: Alex Rocha/PMPA.

A prefeitura de Porto Alegre adotou o chatbot criado pela All in One, empresa de data driven marketing da 4all, com a Botmaker, plataforma argentina de criação e administração de bots, para disseminar informações sobre o novo coronavírus.

Cedido gratuitamente, o CovidBot Poa está sendo usado no site da prefeitura para tirar dúvidas da população sobre questões como tratamentos e sintomas da covid-19. 

Segundo a 4all, o bot foi desenvolvido com base em dados médicos, técnicos e científicos, conforme orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), validadas constantemente por profissionais da área da saúde do município.

Com o uso de tecnologias como machine learning e inteligência artificial, o sistema tem a habilidade de atualizar as informações conforme ocorrem as interações das pessoas, atualizando as respostas. 

Recentemente, a All in One criou um bot semelhante para o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio dos canais do governo e da Secretaria de Saúde. 

Neste caso, a Secretaria Estadual da Saúde coordena o programa e valida as informações técnicas e científicas, enquanto a Secretaria de Governança Estratégica é responsável pela área de Tecnologia da Informação do RS e gestora da plataforma de serviços.

A Procergs, companhia de TI do estado, é responsável pela integração da solução nos portais do governo e a 4all, por meio da All in One, fornece a tecnologia - também em parceria com a empresa de chatbot Botmaker.

“O momento é difícil para todos e precisamos estar juntos para nos defender desse inimigo comum. Nesse sentido, não medimos esforços para colocar nossas soluções à disposição do governo municipal assim como já tínhamos feito com o governo do estado do RS", diz Thiago Ribeiro, CMO da 4all.

Fundada em 2015, a 4all é uma venture builder com nove empresas de pagamentos e mobilidade localizado no Tecnopuc, parque tecnológico da PUC-RS em Porto Alegre, com 280 funcionários no total.