EXCLUSIVO

Aliansce Sonae migra para S/4

20/05/2022 08:24

Maior administradora de shoppings do país fez go live do ERP da SAP.

Consumidores em shopping center. Foto: Pixabay.

Tamanho da fonte: -A+A

A Aliansce Sonae Shopping Centers, a maior administradora do setor de shopping centers no Brasil, acaba de implementar o software de gestão S/4 Hana da SAP.

Segundo a reportagem do Baguete pôde averiguar, participaram do projeto a EY e a Essence, uma parceira SAP sediada em São Paulo com forte expertise em varejo.

O investimento no projeto foi grande. Na sua última divulgação de resultados, feita no final de março, a Aliansce Sonae apontou um total de R$ 85,9 milhões em custos operacionais, incluindo aquisições de participação societária, manutenção e revitalização de seus shoppings, mas também o projeto do novo ERP.

Com o novo sistema de gestão, a Aliansce Sonae consolida a operação da Aliansce Shopping Centers e a Sonae Sierra Brasil, duas empresas que fecharam uma fusão ainda em 2019.

A Aliansce Sonae administra 38 shoppings, cerca da metade deles no Sudeste, com mais de 7 mil lojas visitadas por 35 milhões de pessoas por mês.

A empresa vem embalada, tendo registrado um lucro líquido de R$ 115,7 milhões no quarto trimestre de 2021, resultado 22 vezes superior ao lucro líquido de R$ 5,2 milhões obtido no quarto trimestre de 2020.

A receita líquida obtida no quarto trimestre de 2021 foi de R$ 277,6 milhões, alta de 26,2%.

SHOPPINGS ESTÃO MUDANDO

O negócio das administradoras de shopping centers está mudando, um processo que foi bastante acelerado com a pandemia.

A Aliansce Sonae, por exemplo, está apostando no que chama uma experiência "fidigital", oferecendo plataformas para os lojistas terem também uma presença online.

Batizado de Shopping Online, o projeto cria um marketplace digital único, disponível para todos os lojistas interessados, e a logística será de responsabilidade da Alsotech, empresa do grupo dedicada às soluções de inovação, com entrega feita pela Box Delivery. 

A novidade já está disponível em sete shoppings da empresa.

Segundo a Aliansce Sonae, as compras online já representam, em alguns casos, 30% das vendas de lojistas e cerca de 40% das compras feitas no modelo online são retiradas nos shoppings, o que reafirma a tendência de integração desses dois ambientes. Ou seja, além da opção de receber as compras em casa, o consumidor tem ainda a possibilidade de retirar os pedidos no shopping, em armários inteligentes, a partir de sistema drive-thru ou ainda direto na loja.

Veja também

WIRELESS
QMC Telecom testa 5G em ambiente indoor

Local escolhido foi o Bossa Nova Mall, shopping integrado ao Aeroporto Santos Dumont.

ESTOQUES
Riachuelo implanta RFID com Mozaiko

A varejista quer rastrear peças desde as suas fábricas até as mais de 300 lojas.

RANSOMWARE?
Lojas Renner sofre ataque cibernético

Varejista confirmou incidente. Na Internet, já circula o pedido de resgate de um grupo de hackers.

MODA
Tommy Hilfiger: projeto no Metaverso com Capgemini

A marca americana criou uma convenção nacional de vendas no ambiente virtual.

NOMES
Feistler, ex-Shoppe, está na Shein

Gigante chinesa de varejo de roupas agora tem um gerente geral no Brasil.

ERP
Tramontina adota S/4 Hana da SAP

Grupo industrial gaúcho deve ser uma das grandes implementações de 2022.