Marcelo Souccar, head do segmento de Saúde da Totvs. Foto: Divulgação.
A Cemig Saúde, entidade de autogestão criada para operar o Prosaúde Integrado da Cemig - plano restrito aos empregados da Cemig -, adotou novas funcionalidades do Totvs Guia Saúde powered by Mobile Saúde.
O objetivo era substituir o documento de identificação do beneficiário impresso em PVC pelo cartão virtual, mais econômico e sustentável. Com a ferramenta, a entidade afirma ter economizado mais de R$ 80 mil no primeiro mês.
As carteirinhas dos funcionários da Cemig precisavam ser trocadas devido ao seu prazo de validade e à necessidade de atualizar ou incluir novos dados para atender às exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), como o número do Cadastro Nacional de Saúde (CNS).
As trocas constantes representam um alto custo para o plano de saúde. Em dezembro de 2015, por exemplo, venceram cerca de 50 mil carteirinhas dos usuários da Cemig Saúde e todas elas teriam de ser substituídas por novos cartões de PVC.
Para reduzir esse impacto financeiro, a entidade adotou a funcionalidade de cartão virtual do Guia Saúde e economizou 80% do que investiria na troca dessas carteirinhas.
“Fomos uma das primeiras operadoras a adotar a versão digital do documento. Essa inovação, além de uma enorme redução de custos, nos permitiu eliminar a agressão ao meio ambiente com o descarte dos cartões de plásticos vencido”, afirma Virgínia Santos Oliveira, assessora de comunicação da Cemig Saúde.
A entidade já usava o Totvs Guia Saúde para divulgar sua rede conveniada para os beneficiários, bem como informações cadastrais, horários de atendimento e especialidades atendidas .