Marco Gomes acaba de assumir o cargo de Deployment Strategist na Palantir. Foto: Leo Neves.

Marco Gomes acaba de assumir o cargo de Deployment Strategist na Palantir Technologies, em Nova Iorque.

Com isso, Gomes deixou de atuar na Mova Mais, da qual é co-fundador. No final do ano passado, ele vendeu a Boo-box, empresa que lançou em 2007, para a FTPI Digital. 

“Hoje estou dando mais um passo muito importante na minha carreira, realizando um sonho: fui convidado a assumir uma posição gerencial na Palantir, uma das 5 maiores startups do mundo, com valuation de US$ 20bi. O sonho de morar nos EUA é antigo e a vontade de trabalhar no mercado americano de tecnologia ficou irresistível”, relata Gomes, em post no Facebook.

No ano passado, a Palantir levantou US$ 450 milhões em uma rodada de investimentos, o que levou sua avaliação para U$ 20 bilhões. 

A fornecedora de software corporativo tem produtos que são empregados em atividades como operações anti-terrorismo, captura de criminosos envolvidos em movimentações financeiras, detenção de propagação de doenças infecciosas. A lista de clientes da empresa inclui várias agências do governo dos EUA e organizações de inteligência.

O software da Palantir é semelhante a um motor de busca padrão, mas com ênfase em encontrar padrões em dados complexos. Um agente da CIA, no acompanhamento de um suspeito, por exemplo, pode passar por bancos de dados de registros telefônicos, transações de cartão de crédito e endereços para encontrar conexões com redes terroristas conhecidas.

A empresa foi fundada em 2004 e tem Peter Thiel, co-fundador do PayPal, entre seus criadores. 

Desde a saída da Boo-box, Gomes se dedicava à Mova Mais, um programa de recompensas para praticantes de atividades físicas. O projeto foi desenvolvido com o empreendedor Fernando Aquino, e possui investimento de Flávio Augusto, da T-BDH Capital. 

O aplicativo converte exercícios físicos contabilizados nas ferramentas RunKeeper, Strava e MapMyRun em pontos do programa Multiplus. 

O Mova Mais conta com mais de 210 mil usuários cadastrados e média de 50 mil usuários ativos por mês.

Marco Gomes cresceu no Gama, uma área periférica de Brasília. Durante três anos, cursou ciência da computação na Universidade Federal de Brasília, mas, em 2007, deixou o curso e se mudou para São Paulo para criar sua primeira empresa.