PORTO DIGITAL

Colab.re é adaptado ao Internet.org, do Facebook

20/07/2015 15:46

O Colab.re é o primeiro aplicativo brasileiro adaptado para a plataforma Internet.org. Foto: tai11/Shutterstock.

Tamanho da fonte: -A+A

A rede social Colab.re, que tem o objetivo de fazer uma ponte entre o cidadão e o poder público, foi adaptado para fazer parte da plataforma Internet.org, do Facebook. 

Nascido no Porto Digital, parque tecnológico do Recife, o app já é usado pelas prefeituras de Curitiba, Niterói, Teresina, Santos e Porto Alegre.

O Colab.re possibilita aos usuários fiscalizar, propor e avaliar os serviços públicos por meio de postagens e notificações. A ideia combina com a proposta do Internet.org, que tem como objetivo desenvolver soluções que promovam o acesso à internet para as populações de baixa renda e de áreas isoladas do país. 

"Queremos apresentar a plataforma para desenvolvedores com interesse social que atuem como parceiras na produção de conteúdos e serviços que possam contribuir para a iniciativa", explica Camila Fusco, diretora de empreendedorismo do Facebook.

Para desenvolver para o Internet.org os interessados devem trabalhar com soluções que ofereçam conectividade para cenários adversos - como o acesso em redes 2G e o uso de celulares com configurações mais simples. 

"Na prática, nós trabalhamos como se estivéssemos desenvolvendo um site de sete anos atrás", comenta Josemando Sobral, co-fundador do Colab.re.

O Porto Digital tem 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão e empregam mais de 6,5 mil pessoas. Sua atuação se dá em software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.

Veja também

PLATAFORMA
Curitiba adota Colab.re como canal oficial

A gestão municipal adotará a plataforma como um canal de relacionamento oficial para atender as demandas da população.

CITYSYS
Inventsys: sistema faz gestão de patrimônio

Até o final de 2014, a empresa espera ter cerca de 40 cidades utilizando o sistema.

INTERNET.ORG
Facebook: conexão gratuita na Zâmbia

País conta com o aplicativo que permite acesso gratuito a 13 serviços, como Google e Wikipedia.

REDE SOCIAL
Porto Alegre adere ao Colab.re

Desde o início de 2013, outras 64 cidades brasileiras aderiram à rede.