A rede Drogarias Campeã conta com cerca de 70 lojas no estado de São Paulo. Foto: Pexels.

A Drogarias Campeã, rede que conta com cerca de 70 lojas no estado de São Paulo, modernizou a sua VPN (Virtual Private Network). O projeto com a família de produtos Sophos UTM SG foi desenvolvido pela Rationale, consultoria e revenda de valor agregado em TI.

O objetivo da mudança é acompanhar o crescimento da rede, que pretende alcançar a marca de 100 lojas até 2018.

Raphael Ferreira, coordenador de TI da Drogarias Campeã, conta que até então a companhia utilizava uma solução de rede em cada ponta das filiais, juntamente com uma MPLS da Vivo para fazer a VPN. 

“Com isso, o gerenciamento era terceirizado e ficávamos limitados à disponibilidade do suporte para subir VPN’s, gerenciar filtro web, entre outras coisas”, explica.

De acordo com o profissional, a necessidade da empresa era transferir o gerenciamento para sua equipe interna, agilizando o atendimento às lojas quanto à migração do link de VPN para o link de backup, filtro de navegação e fácil redirecionamento de portas para acesso externo.

A Rationale indicou para o projeto a família de produtos Sophos UTM SG, solução que permitiu que a rede interligasse mais de 60 lojas com a unidade matriz, possibilitando a transmissão segura de dados através de VPN, via internet. Cada loja recebeu um appliance e toda a administração e suporte é feita à distância.

“Agora, podemos também atender com mais rapidez e facilidade as lojas caso algum link caia, diminuindo as perdas de vendas pela internet e com cartões. Além disso, após a implantação do Sophos, conseguimos fazer direcionamentos externos dos nossos sistemas”, explica o coordenador de TI.

Há mais de 25 anos no mercado, a Rationale atua como revenda de valor agregado em TI,  em projetos de virtualização de servidores, desktops e aplicativos, armazenamento de dados (SAN, DAS e NAS), segurança, gerenciamento de rede, infraestrutura e serviços.