Fernando Castro.
O Agibank, banco digital sediado em Porto Alegre, decidiu colocar suas fichas numa organização de desenvolvimento de software totalmente baseada no conceito de DevOps, envolvendo um total de 260 profissionais da empresa.
DevOps é uma abordagem em alta no mundo de TI, que passa pela aproximação das áreas de desenvolvimento e operações, visando girar um círculo virtuoso de melhorias no produto e na velocidade de entrega.
No caso do Agibank, a mudança interna foi um processo de três meses, iniciado no final de 2017.
“Decidimos ir com esse modelo de ponta a ponta, não só em áreas de web e aplicativos, onde a abordagem é mais comum”, explica Fernando Castro, CIO do Agibank.
Com a nova abordagem, o Agibank passou a trabalhar com 11 “tribos”, como são chamadas as áreas macro de desenvolvimento de funcionalidades como o core bancário ou a tecnologia para os canais, com um profissional sênior à frente.
Essas tribos tem abaixo de si 40 dos chamados “squads”, equipes formadas por pessoas de negócio, analistas e desenvolvedores, focados em tarefas mais específicas, como por exemplo o desenvolvimento da versão para iOS do aplicativo do banco.
Profissionais especializados no gerenciamento de desenvolvimento com métodos ágeis, os chamados Scrum Masters, se deslocam entre os diferentes squads, assim como os demais integrantes, a medida que os produtos estão estabilizados ou são descontinuados.
“A cada 15 dias, todo mundo vê o que os outros estão fazendo. A ideia não é que a TI se aproprie disso, mas que seja algo das áreas de negócio, das pessoas de crédito, contabilidade e assim por diante”, resume Castro.
Castro foi contratado pelo Agibank em julho do ano passado, vindo do Sicredi, banco cooperativo que é a maior instituição financeira privada do Rio Grande do Sul e está entre as maiores do país.
O profissional não foi a única contratação. O Agibank vem crescendo sua equipe em ritmo acelerado, com 60 vagas abertas no momento.