Eduardo Nistal, CEO do Grupo Toccato.
No cenário atual, é quase impossível fugir dos efeitos práticos e sistêmicos que a era tecnológica proporciona às organizações. Seja para simplificar processos, reduzir custos e otimizar o modelo de gestão, os objetivos são variados e representam o amplo espaço de crescimento que soluções inovadoras oferecem.
Com as inúmeras contribuições aparentes, fica a necessidade de se contar com novos profissionais, habituados e capazes de extrair o que há de melhor dessas ferramentas.
Projetando o ano de 2020, encontra-se um momento extremamente propício para a reflexão quanto a participação do CDO e o DPO para companhias de todos os tamanhos. Com o debate em torno da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), adequar-se a seus preceitos é um compromisso indispensável aos que prezam por uma situação empresarial harmoniosa.
Mas qual é a origem desses dois cargos? Eles são realmente importantes?
CDO: uma liderança inovadora
Em um relatório publicado pelo Gartner no ano passado, estimou-se que, até 2022, 90% das empresas utilizarão informações armazenadas como um ativo corporativo crítico, através da análise completa dos dados. É justamente nesse quadro que o CDO, Chief Data Officer (Diretor de Dados, em português), demonstra sua importância.
Se agora toda empresa busca estabelecer uma relação atualizada com o ambiente digital, trata-se do profissional mais indicado para adaptar o cotidiano operacional às mudanças, alinhando os objetivos do negócio.
Explicar a função do CDO é passar por componentes que envolvem o uso dos dados e suas implicações para o funcionamento operacional como um todo. As informações, sob uma ótica estratégica, transformam-se em objeto de análise que priorizam assertividade como ponto principal para a tomada de decisão, orientando o caminho que negócio seguirá; dessa vez, com projeções favoráveis e respaldadas pela tecnologia.
Se pudéssemos resumir o termo em um só conceito, consolidar e favorecer à eficiência produtiva das empresas por meio dos dados é uma ótima referência para o entendimento do que o CDO faz. Esse pioneirismo tecnológico servirá como base para o tópico a seguir.