OCR

Itapoá tem cercamento eletrônico com Pumatronix

20/07/2020 11:07

Com instalação da IESSA Tecnologia, município catarinense comprou 12 câmeras e sistema de monitoramento.

Cidade que faz fronteira com o Paraná investiu R$ 152 mil na solução. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A cidade de Itapoá, que possui cerca de 20 mil habitantes e está localizada no nordeste de Santa Catarina, apostou nos produtos da Pumatronix, empresa de tecnologia para a segurança, gestão do trânsito e mobilidade urbana, para realizar o cercamento eletrônico do município.

Ao todo, foram R$ 152 mil investidos em 12 câmeras com Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) e no ITSCAMPRO, um sistema de monitoramento de vias por meio de leitura de placas.

As câmeras foram instaladas em pontos estratégicos pela IESSA Tecnologia S.A, integradora de sistemas de mobilidade urbana e segurança.

Segundo as empresas, os equipamentos têm alta precisão de captura de imagens de veículos em movimento, tanto durante o dia quanto à noite.

Já o software, somado à ferramenta de consulta de banco de dados, pode identificar e rastrear em tempo real veículos que possuem alguma restrição de circulação nos municípios brasileiros, seja por roubo, suspeita de participação em práticas criminosas ou infrações.

Na fase de testes, realizada em janeiro deste ano, o software e as câmeras alcançaram uma acuracidade de leitura das placas veiculares superior a 95%. A implementação começou no mês de maio.

De acordo com a Pumatronix, o software instalado se comunica com diversos sistemas governamentais, permite pesquisas sobre o seu histórico e gera relatórios estatísticos com informações como tempo médio de deslocamento e velocidade média entre dois pontos, além de hora de entrada e saída dos veículos.

Uma solução semelhante foi implementada em Guaratuba, cidade paranaense que faz fronteira com Itapoá, há mais de quatro anos. Agora, os dois sistemas de segurança pública poderão ser integrados.

“Como são cidades praianas com grande movimentação de turistas, a segurança será reforçada por meio do controle de entrada e saída de automóveis e cruzamento de informações entre as Secretarias de Segurança Pública e órgãos de polícia”, explica Cesar Valle, consultor comercial da Pumatronix.

Segundo a IESSA, Itapoá é uma cidade interestadual estratégica, por ser uma região portuária e que está interligada com outras praias. 

Com a implementação, tornou-se possível obter dados de tráfego em relação à circulação de turistas e, com as informações em mãos, os órgãos fiscalizadores são capazes de distinguir veículos destinados ao turismo local ou portuário.

“A integração dos bancos de dados com informações precisas, entre municípios da região e a polícia, é um grande ganho que o cercamento eletrônico traz para Itapoá, tanto em termos de segurança como para a eficiência nas operações de inteligência policial”, afirma Tales Sallem, diretor da IESSA.

A Pumatronix nasceu em 2007 em Curitiba e, além de soluções para recuperar carros roubados ou irregulares, desenvolve sistemas para a sincronização dos semáforos e câmeras para a contagem de veículos e estatísticas de tráfego.

Também curitibana, a IESSA foi fundada em 2008 e é especializada em soluções para Intelligent Transportation Systems (ITS) nos setores segmentos urbano, rodoviário, portuário, transporte público e ferroviário.

Veja também

FEBRE
Senior tem câmeras com detecção de temperatura

Coronavírus criou um mercado pujante para tecnologias de controle da saúde dos funcionários.

COVID-19
Aeroporto de Brasília tem câmera que mede temperatura

Equipamento fabricado pela chinesa Hikvision é o primeiro a ser instalado no Brasil.

EXCLUSIVO
AABB-SP protege rede com Blockbit

Associação do Banco do Brasil instalou solução em oito servidores, além de estações de trabalho e equipamentos.

DE OLHO
CPFL Energia gere frota com Creare

Companhia aposta em telemetria para monitorar 4 mil veículos. 

DADOS
Porto Alegre: portal sobre Covid-19 com DBServer

A empresa desenvolveu layout, arquitetura e atualização de dados e gráficos de painéis.

CRISE
Unirede tem maratona digital gratuita

Conteúdo sobre a reinvenção dos negócios será disponibilizado entre os dias 15 e 18 de julho.

FUMAÇA
Remédio para parar de fumar vem com app

Agência PlayerUm criou aplicativo para a FQM visando ajudar usuário a deixar o cigarro.

AUTO
Bridgestone monitora pneus com Microsoft

Com plataforma MCVP, empresa desenvolveu sistema que identifica danos em tempo real.

AUTOMAÇÃO
Triad Systems faz RPA com UiPath

Empresa está atendendo 70% dos seus chamados por meio de robôs.

CONTRATAÇÃO
Luzardo, ex-Embratel, assume comercial na Unirede

Executivo é um reforço para a companhia de monitoramento de ambientes críticos.