A solução doada pela Adobe será usada no estudo que irá analisar os impactos da Covid-19 no sistema nervoso humano. Foto: BrunoConcha/Secom
Pesquisadores do Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia (CEPID Brainn), da Unicamp estão acelerando a coleta de assinaturas eletrônicas dos termos de consentimento de uma pesquisa sobre os efeitos neurológicos da Covid-19 com o Adobe Sign, serviço de assinatura eletrônica baseado em nuvem da Adobe Document Cloud.
Com a solução, que está sendo doada pela Adobe, se torna possível substituir processos de papel impresso e assinatura manual por fluxos de trabalho inteiramente automatizados de assinatura eletrônica. Assim, pode-se enviar, assinar, rastrear e gerenciar os processos de assinatura usando um navegador da Web ou um dispositivo móvel.
“O Adobe Sign é uma solução fácil, rápida e segura para obtermos as assinaturas individuais dos participantes sem precisarmos que eles se desloquem até o campus nessa fase inicial”, explica Clarissa Yasuda, Professora Assistente de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas do CEPID Brainn - Unicamp.
O estudo será realizado com mais de 5 mil participantes infectados anteriormente pelo novo coronavírus e irá analisar e identificar os impactos da doença no sistema nervoso humano.
Yasuda também afirma que ter toda a documentação em formato digital e armazenada na nuvem trará economia de custos com impressões e espaço para arquivos, além de ser mais produtivo para toda a equipe e mais prático para os participantes.