Agrovale investindo pesado em tecnologia: Foto: divulgação.

A Agrovale, produtora de açúcar, etanol e bioenergia, anunciou mudanças em sua estrutura de gestão, com investimentos na área de TI, modernização e adequação de sistemas de apoio à gestão.

Para fazer a transição, a empresa contratou a Humanus, consultoria especializada em gestão de capital humano. “A solução que encontramos foi elaborar um planejamento estratégico e contratar uma consultoria que pudesse avaliar as soluções que melhor se adequariam às características da empresa”, explica o gerente de TI da Agrovale, Alexandre Plácido.

Foram implantados módulos para tratamento massivo como admissão, demissão em massa, férias e rescisões, que gerou ganho de tempo, confiança, segurança tanto para os gestores da usina quanto para os trabalhadores.

Foi necessário um investimento de R$ 30 mil, além de toda consultoria e treinamento à Agrovale, para que, em poucos meses, a empresa já tivesse seus primeiros resultados.

“A folha está totalmente operacional, como o sistema de pagamento da empresa. Processamos toda a contratação da safra, em poucos dias, com cerca de dois mil funcionários, mas posso dizer que os resultados são perceptíveis dia a dia”, completa Plácido.

A empresa pretende implantar outros dois módulos desenvolvidos pela Humanus ainda este ano: Ponto Eletrônico e o Portal RH, além de ampliar o uso do Treinamento e Recrutamento & Seleção.

EXPANSÃO

A Agro Indústrias do Vale do São Francisco S.A – Agrovale, fundada em 1972, numa região seca e de solo atípico para a produção da cana-de-açúcar, como era o Vale do São Francisco, tem como principal atividade o cultivo de cana-de-açúcar para produção de açúcar e etanol.

A empresa tem sua produção em uma área agrícola total de 29 mil hectares, com mais de 16 mil hectares plantados e área 100% irrigada, que inclui sistema de gotejamento subterrâneo.

Em 2011, a empresa anunciou um plano de expansão de seu parque industrial, com um investimento de R$ 91 milhões até 2015, aumentando a sua capacidade diária de destilação de álcool anidro de 400 mil para 700 mil litros.