A ArcelorMittal Brasil adotou a metodologia ágil para implementação do SAP Concur. Foto: Divulgação.

A ArcelorMittal Brasil, maior produtora de aço do mundo e líder no mercado de siderurgia no Brasil, implementou o SAP Concur Expense para gerenciamento do reembolso de despesas e de prestação de contas dos adiantamentos recebidos pelos empregados. 

O sistema, implementado neste ano, está disponível para todos os funcionários, via aplicativo no celular ou plataforma web.

Antes da implementação, os processos eram lançados manualmente em uma aplicação desenvolvida internamente. Os empregados que recebiam adiantamento ou cartão corporativo tinham que guardar todos os recibos, lançar os valores, especificar as despesas e enviar para aprovação do gestor imediato. 

O passo seguinte consistia em organizar os recibos e entregar em uma célula fiscal da ArcelorMittal Brasil para digitalização e armazenamento. O processo seguia para aprovação do gestor da área antes de ser contabilizado e encerrado. Esse passo a passo acontecia em diversas unidades, espalhadas por várias regiões do país.

Com o SAP Concur Expense, os empregados podem digitalizar e fazer a leitura dos comprovantes de despesas a partir do aplicativo para celular ou da plataforma web, e se as despesas estiverem de acordo com a política de viagens, previamente estabelecida, são encaminhadas para as áreas de backoffice para finalização. 

Se algum lançamento não estiver de acordo com a política de reembolsos, o sistema sinaliza a incompatibilidade no processo no momento em que o funcionário solicita o reembolso ou presta contas de adiantamentos e indica as providências que devem ser tomadas. 

A ArcelorMittal Brasil adotou a metodologia ágil para implementação, com conclusão em quatro meses e em um processo 100% remoto.

"A adoção do SAP Concur permitiu à ArcelorMittal Brasil automatizar os processos de reembolsos e de prestação de contas. Tivemos um feedback muito positivo dos funcionários, desde o piloto do projeto, que se voluntariaram para testar a solução e, durante a implementação, contribuíram com insights sobre usabilidade que nos ajudaram no processo de parametrização”, explica Laércio Vitrio, gerente de business partners da TI para o Centro Corporativo da empresa. 

A Concur foi comprada pela SAP por US$ 8,3 bilhões em 2014. No Brasil, a solução atende a clientes como Taesa, Grupo Pão de Açúcar e CPFL Energia.