Inauguração de nova unidade da Servopa. Foto: divulgação.
A Servopa, uma das principais parceiras de vendas e serviços da Volkswagen no Brasil, contratou a Quality para implementar um processo de automatização de tarefas (RPA, na sigla em inglês), com tecnologia da indiana AutomationEdge.
A solução está auxiliando a Servopa a agilizar processos, automatizando operações de back office, processamento de faturas, geração de relatórios e integração de sistemas de TI demandados pelos 300 mil clientes da empresa.
“Estamos no começo da jornada de automação, mas já temos melhoria na qualidade e agilidade do trabalho. Já temos uma fila de espera para robotização de novas tarefas”, afirma Celina Hara, CIO da Servopa.
A maioria dos processos de negócios manipulados manualmente trabalham com dados de clientes, faturas e coisas do gênero, espalhados por formulários em sistemas, tabelas de Excel e documentos PDF que não são integráveis a nível de sistema.
Um sistema de RPA funciona diferente de uma ferramenta de automação de workflow na medida em que o sistema "aprende" a executar a tarefa copiando os movimentos do usuário na interface gráfica.
Assim, o software pode aprender como receber um e-mail com uma fatura, copiar certos dados e depois digitar eles em um sistema.