PROCESSOS

Servopa faz RPA com AutomationEdge

20/09/2019 12:45

Projeto foi entregue pela Quality, que representa a tecnologia indiana no Brasil.

Inauguração de nova unidade da Servopa. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Servopa, uma das principais parceiras de vendas e serviços da Volkswagen no Brasil, contratou a Quality para implementar um processo de automatização de tarefas (RPA, na sigla em inglês), com tecnologia da indiana AutomationEdge.

A solução está auxiliando a Servopa a agilizar processos, automatizando operações de back office, processamento de faturas, geração de relatórios e integração de sistemas de TI demandados pelos 300 mil clientes da empresa.

“Estamos no começo da jornada de automação, mas já temos melhoria na qualidade e agilidade do trabalho. Já temos uma fila de espera para robotização de novas tarefas”, afirma Celina Hara, CIO da Servopa.

A maioria dos processos de negócios manipulados manualmente trabalham com dados de clientes, faturas e coisas do gênero, espalhados por formulários em sistemas, tabelas de Excel e documentos PDF que não são integráveis a nível de sistema.

Um sistema de RPA funciona diferente de uma ferramenta de automação de workflow na medida em que o sistema "aprende" a executar a tarefa copiando os movimentos do usuário na interface gráfica.

Assim, o software pode aprender como receber um e-mail com uma fatura, copiar certos dados e depois digitar eles em um sistema.

Segundo o Gartner, cerca de 40% dos processos atuais podem ser automatizados usando o RPA.

Com oito unidades no Paraná, a Servopa Automóveis é uma das maiores revendas Volkswagen do Sul do país, chegando a ter sido premiada como uma das melhores revendas da marca no mundo.

Fundada em Pune na Índia e hoje sediada em Houston, no Texas, a AutomationEdge é uma startup em alta no mercado de RPA, tendo sido listada como um dos players de nocho do Quadrante Mágico do Gartner para o mercado lançando em 2019.

A empresa está desde outubro de 2018 no Brasil, até agora por meio da Quality, uma companhia atuante nos ramos de AMS, GRC e agora RPA com 30 anos de mercado e filiais em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

A empresa já fechou contratos de RPA com clientes como SBT, Danone, Editora Globo, Banco Paulista e outros.

Veja também

PREVISÃO
O futuro apavorante da indústria automotiva

Acordo entre Toyota e BYD é mais uma movimentação que sinaliza disrupção.

TENDÊNCIAS
O FIM do BPM?

Com a alta da agilidade, como fica o pessoal dos documentos e regras?

REFORÇO
Romanini, ex-T-Systems, está na Meta

Executiva vai liderar o go to market da área de BPO, na qual já atuou pela Disys.

CONTRATAÇÃO
Ex-Liq assume TI da Neobpo

André Prevedel atuou três anos na Liq (antiga Contax).

EQUIPE
Unidas reforça time de tecnologia

Os novos executivos vão se reportar diretamente ao CIO da companhia, João Mendes.

FUTURO
Entenda o que o Porsche Taycan representa

Gigante alemã é a primeira montadora a encarar a Tesla de frente no tema carro elétrico.

FAÍSCA
E-24 agora tem também instituto de inovação

Ideia é alavancar projetos de P&D relacionados com carros elétricos e nova mobilidade.

CARREIRA
ConectCar tem nova head de RH

Nos últimos dois anos, a executiva atuou como gerente de recursos humanos da Elo.

TRABALHO
Wappa libera dia de home office

Os 104 funcionários podem optar por trabalhar em casa uma vez por semana.

STARTUP
Ex-iCarros abre novo e-commerce de carros

A plataforma da Mobiauto surge no mercado com uma base de 200 mil veículos em seu catálogo.