A montadora está presente há 68 anos no Brasil. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Volkswagen do Brasil, parte da maior fabricante de automóveis do mundo, desenvolveu um assistente virtual em chatbot com a consultoria IT Lean, de São Paulo, para auxiliar no relacionamento com potenciais clientes.

Segundo a empresa, o objetivo é que o novo canal de comunicação proporcione que as mais de 470 concessionárias da fabricante recebam leads mais bem qualificados de potenciais clientes que queiram comprar um veículo.

Ao acessar o site da montadora e escolher interagir via chatbot, o consumidor agora é atendido pelo Assistente Virtual Volks e pode, por exemplo, receber informações dos veículos, falar com o vendedor, receber contato da concessionária e localizar a loja mais próxima.

A solução foi desenvolvida com a plataforma LeanBot, que trabalha com o conceito no-code, com  inteligência artificial desenvolvida pela paulistana. 

De acordo com a empresa, este é apenas um dos projetos que a IT Lean vem desenvolvendo com a Volkswagen. O trabalho com a montadora também inclui soluções mobile e outros projetos de inovação.

Criada em 2012, a IT Lean atua em todo território nacional e alguns projetos internacionais com fábrica de software agile, chatbot, desenvolvimento de aplicativos mobile, SharePoint, analytics e body shop. 

A consultoria já desenvolveu mais de 400 projetos para 100 clientes, entre eles Carrefour, Gol Linhas Aéreas, Marfrig, Unimed Fesp, Bauducco, SBT e Casas Bahia.

Presente há 68 anos no Brasil, a alemã Volkswagen já produziu 24 milhões de veículos no país e embarcou quatro milhões de carros para exportação. 

São três fábricas brasileiras de automóveis — em Anchieta e Taubaté, São Paulo, e em São José dos Pinhais, Paraná —, uma fábrica de motores em São Carlos, São Paulo, e um centro de peças em Vinhedo, no mesmo estado, além de escritórios regionais.