Eduardo Rabboni, da Algar. Foto: divulgação.

A Algar Telecom, empresa de telecomunicações do grupo mineiro Algar, fez a adoção do sistema CPqD Billing para conduzir as operações de fatuamento da companhia. O sistema está em operaçao desde outubro.

A solução foi uma decisão estratégica da empresa para otimizar a implantação do programa i.Você, uma solução para convergir e migrar todas as redes do braço multimídia da Algar.

Atualmente a companhia atende principalmente o segmento corporativo - para redes de nova geração (NGN). A meta era tornar sua infraestrutura 100% IP até o final de 2012, facilitando a oferta de serviços convergentes aos clientes.

Concebido para dar suporte aos processos críticos de tarifação, faturamento, arrecadação, cobrança e contestação de faturas, o CPqD Billing permite tarifar serviços de natureza diferentes, como voz, TV por assinatura, internet e dados, e apresentá-los em uma única fatura.

A implantação do sistema de tarfiamento, que é totalmente web, ocorreu em paralelo à de outros sistemas aos quais está integrado , entre eles, os sistemas de CRM Siebel, de gestão corporativa (ERP) Oracle Financial e de Business Intelligence (DW).

A integração com o CRM Siebel foi feita pela própria equipe do CPqD, com base nos princípios da arquitetura de software orientada a serviços (SOA, do inglês Service-Oriented Architecture). Sua interface é totalmente web.

“Foi um projeto desafiador, porque envolveu várias mudanças e customizações ao mesmo tempo”, afirma Paulo Miguel Webe Salum, gerente de Operações do CPqD.

No caso do CPqD Billing, por exemplo, foram feitas dez integrações com sistemas diferentes, que tiveram sua interface operacional alterada de uma só vez.

Além disso, foi preciso migrar os dados (ativos ou de histórico) referentes a toda base de clientes da empresa multimídia para o novo sistema.

“Foi um processo muito tranquilo, que garantiu o sucesso da entrega do programa I.você”, diz Eduardo Rabboni, diretor de TI da Algar Telecom.

ALGAR

A Algar Telecom, detentora da marca CTBC, é uma empresa brasileira pertencente ao Grupo Algar – que oferece telefonia fixa, celular, internet banda larga (3G e ADSL), comunicação de dados, TV por assinatura (DTH e cabo) e código 12 de longa distância nacional e internacional.

Para ao mercado corporativo, a empresa ainda oferece serviços de TI e serviços diferenciados de gerenciamento.

Com cerca de 800 mil clientes, a Algar Telecom atua há mais de 58 anos no mercado e está presente em estados como Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná.