Pacientes recebem mensagem 48 horas antes. Foto: Sesa.

O Governo do Paraná está enviando mensagens de texto via celular com 48 horas de antecedência para lembrar aos pacientes a hora e o local das consultas e exames. Com isso, a Secretaria Estadual da Saúde espera reduzir as faltas e aumentar a oferta de atendimento especializado. 

O serviço de SMS serve para agendamentos pela Central Estadual de Regulação e já foi implantado em 378 municípios de 21 regionais de saúde, o que representa 95% do Paraná. A estimativa é que, ainda no primeiro semestre deste ano, os demais municípios sejam incorporados. 

Cerca de 23 mil consultas e exames são agendados mensalmente pela central. 

Esse processo faz parte do sistema de regulação que conta com a operacionalização de 6.383 leitos hospitalares. São unidades em 190 municípios de 12 regionais que já estão integradas. 

Até abril, estarão inclusos leitos de 209 municípios de 10 regionais. A Samu também utiliza esse serviço para saber onde há vaga para levar o paciente. 

Assim que totalmente implantado, será possível emitir autorizações de internação, procedimentos de alta complexidade, controle físico e financeiro dos procedimentos e emissão de relatórios. 

A secretaria e a Companhia de Informática do estado receberam os códigos-fonte. 

“Não compramos uma solução temporária, mas um sistema que pode ser desenvolvido e ampliado conforme as necessidades da Secretaria da Saúde”, explicou o secretário Michele Caputo Neto.