Fabio Plein, diretor sênior da PicPay Store. Foto: divulgação.

A PicPay, uma das maiores do segmento de pagamentos digitais, anunciou a contratação de Fabio Plein para liderar a operação da PicPay Store, plataforma aberta para que as empresas criem um mini-app dentro do aplicativo.

Plein vem da Uber, onde atuava desde 2016 e, mais recentemente, era general manager do Uber Eats no Brasil. Em seus 13 anos de carreira, o executivo também passou por empresas como Grendene, Cyrela e Falconi. 

O profissional é administrador de empresas formado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e possui MBA pela Universidade da Califórnia, dos Estados Unidos.

Na nova empresa, Plein chega para fortalecer a atuação da loja do PicPay, que teve 25 milhões de transações no ano passado. 

"O PicPay vem se consolidando como o super-app com o maior número de usuários no Brasil. Para continuar crescendo, precisamos aumentar a relevância da nossa loja e esse é o principal desafio do Plein", explica Anderson Chamon, fundador e vice-presidente de produtos e tecnologia do PicPay. 

A fintech parece estar apostando em reforçar sua diretoria com nomes de peso. Na semana passada, anunciou Eduardo Chedid, ex-CEO da Elo, como seu novo vice-presidente de serviços financeiros.

Criada em 2012, a PicPay hoje é controlada diretamente pelo Banco Original, parte da holding da família Batista, a mesma da JBS.

Em dezembro, o aplicativo chegou à marca de 39 milhões de usuários, o que faz dela a maior fintech brasileira em número de clientes. A empresa processou cerca de R$ 40 bilhões de pagamentos em 2020, um número que cresce a dois dígitos todo mês.