63 países já tem 4G e número vai aumentar. Foto: divulgação.

A associação internacional 4G Americas, divulgou nesta quinta-feira um comunicado apontando que 150 operadoras já lançaram serviços comerciais de banda larga móvel com a tecnologia LTE.

As ofertam contemplam 67 países, sendo que 50 deles passaram a receber o serviço nos últimos cinco meses. Até 2012, o novo sistema já contou com cerca de 63 milhões de conexões, número que deve dobrar em 2013.

Na América Latina, já são treze redes comerciais 4G - Antigua & Barbuda, Bolívia, Brasil, Colômbia, República Dominicana, México, Paraguai, Porto Rico e Uruguai já contam com a tecnologia.

A região conta atualmente com 93 mil conexões no novo padrão e, segundo a entidade, devem saltar para cerca de 2 milhões de conexões até o final deste ano. No entanto, o levantamento não deu detalhes sobre extensão ou qualidade da cobertura.

O crescimento do número de redes banda larga móvel com a tecnologia LTE está acelerando, com cerca de 100 novas redes em 2013, conforme aponta Chris Pearson, presidente da 4G Americas.

"A adoção da tecnologia LTE foi muito além das nossas expectativas. Mas a HSPA e HSPA+, a banda larga 3G, ainda será a plataforma para a evolução de banda larga móvel, oferecendo roaming com cinco bandas globais, mais de 500 implementações comerciais e mais de 1 bilhão de conexões", ressalta.  

NO BRASIL

Atualmente, apenas uma operadora (Claro) lançou oficialmente a sua operação 4G para seus consumidores. No entanto, a oferta ainda é limitada a poucas cidades.

Curitiba, Brasília, Recife, Paraty, Búzios e Campos do Jordão são as cidades atendidas.

A meta da Anatel é de que as operadoras tenham estabelecidas as suas operações 4G nas cidades-sede da Copa das Confederações até maio deste ano. No entanto, TIM, Vivo e Oi ainda não divulgaram seus planos para a tecnologia.