INFRAESTRUTURA

Dimed atualiza data center com Cisco

21/02/2017 13:58

O projeto contou com o apoio da integradora RCX.

O Grupo Dimed é formado pela Dimed, pela Panvel e pelo laboratório Lifar. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O Grupo Dimed, formado pela distribuidora de medicamentos Dimed, a rede de farmácias Panvel e pelo laboratório Lifar, realizou a modernização de sua infraestrutura de data center com a adoção de soluções de rede e conectividade da Cisco. 

O projeto contou com o apoio da integradora RCX.

“Esta atualização tecnológica ampliou nossa capacidade de tráfego de rede em cerca de 20 vezes, totalizando cerca de 10 terabits de dados por segundo, sem contar o ganho de alta-disponibilidade do centro da rede”, estima Jefferson Santana, coordenador de infraestrutura do grupo Dimed.

O projeto foi dividido em seis fases, dentro de janelas programadas para não gerar impactos ao negócio.

O processo foi iniciado após uma RFP (solicitação de propostas, na sigla em inglês) desenvolvida em cerca de cinco meses. Durante o período, o grupo analisou tecnologias de grandes players de TI, considerando itens como escalabilidade, alta disponibilidade, virtualização de rede, unificação de switch fabric e custo. 

Para o projeto, o Grupo Dimed escolheu a tecnologia de convergência de rede para data center da Cisco. 

A solução foi composta com switches Nexus e Catalyst, com destaque para o modelo Cisco Nexus 7700, responsável por realizar a conectividade entre todo e qualquer dado transmitido dentro e fora da empresa, desde uma venda, TEF, e-mail, emissões de NFCes, extranet, apps e portais.

“Nossa diretoria acredita no digital como alicerce da melhor experiência de consumo de nossos clientes e também na otimização permanente de custos e uso intensivo dos ativos investidos ao longo de sua história. Nossa solução anterior já passava de uma década de vida útil e foi possível repetir a solução Cisco”, afirma o gerente executivo de TI, Alexandre Arnold.

Responsável por realizar este projeto em parceria com a Cisco, o integrador gaúcho RCX, realizou o fornecimento e implantação do projeto, desenvolvido ao longo de cerca de cinco meses.

Além do Grupo Dimed, o integrador RCX atende a clientes como Unimed Porto Alegre, Linx Sistemas, Ticket Log, CMPC Celulose, Saque e Pague e Banco BRDE.

O Grupo Dimed é formado por três negócios: A Panvel, com mais de 370 lojas, comercializa mais de 15 mil itens entre medicamentos e produtos de higiene e beleza; a Dimed, distribuidora de medicamentos e produtos de bem-estar; e a Lifar, divisão de desenvolvimento e fabricação de cosméticos, medicamentos e alimentos.

Veja também

B2B
Oi: segurança em nuvem com Cisco

O Cloud Security é baseado na plataforma Cloud Lock e opera com o apoio do SOC da Oi.

AQUISIÇÃO
Cisco compra AppDynamics

O negócio foi firmado em  US$ 3,7 bilhões.

CARREIRA
Cisco tem novos líderes em áreas de inovação

Rodrigo Uchoa assumiu o cargo de diretor de negócios para transformação digital.

MULTICLOUD
UOL Diveo é Gold da MS para nuvem

UOL Diveo é, junto com a Tivit, o único players de data center de porte no Brasil com o selo.

CERTIFICAÇÃO
Data center da Sonda recebe ISO 27001

Menos de 100 empresas são certificadas ISO 27001 no Brasil. 

NUVEM HÍBRIDA
Cisco integra UCS e Azure Stack

A empresa reforçou suas apostas em cloud híbrida.

NUVEM
Ascenty terá data center no Rio

O novo centro conta com investimento de R$ 150 milhões.