PROCESSOS

IC Transportes usa RPA da Boty

21/02/2022 11:41

Performance operacional foi melhorada em 57% após a implementação.

A IC Transportes faz transportes intermunicipais e interestaduais. Foto: Divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

A IC Transportes, empresa que realiza o transporte rodoviário de produtos a granel, decidiu automatizar os processos contábeis da companhia com um robô da Boty, startup focada em soluções de automação de processos robóticos (RPA, na sigla em inglês) e chatbots.

O fechamento contábil da empresa, que antes levava cerca de uma semana, agora é concluído em três dias com o uso de automação de processos robóticos, com um  ganho de performance de 57%. 

“Desde que incorporamos o RPA à rotina, os profissionais da área têm sido muito mais estratégicos: em vez de perder tempo extraindo dados e tratando relatórios, eles podem se concentrar na parte analítica do trabalho, que é o que nos torna, verdadeiramente, competitivos”, enfatiza Marcel Beraldo, executivo à frente do departamento de TI da IC Transportes.

A solução Marvin de RPA se mostrou efetiva na redução do retrabalho no setor, melhorando a produtividade do time. A função primordial dele é gerar relatórios contábeis e entregá-los à empresa. 

"Com o RPA, automatizamos a checagem de e-mails para que, tão logo o cliente envie o XML, o robô baixe o arquivo e o encaminhe a um analista, que prossegue com a operação”, comenta Beraldo.

A IC Transportes planeja expandir os esforços de automação nos próximos meses. Os processos bancários, principalmente a consulta de extrato e o download de comprovante, por exemplo, também estão no radar do RPA e devem passar por padronização.

Um sistema de RPA funciona diferente de uma ferramenta de automação de workflow na medida em que o sistema "aprende" a executar a tarefa copiando os movimentos do usuário na interface gráfica.

Assim, o software pode aprender como receber um e-mail com uma fatura, copiar certos dados e depois digitar eles em um sistema.

De acordo com a empresa de consultoria Gartner, 85% das grandes empresas terão adotado alguma automação para tarefas repetitivas por meio de software até 2022, como validação cadastral, transferência de informações em grande escala e integração de sistemas.

Fundada há mais de 30 anos, a IC Transportes faz transportes intermunicipais e interestaduais, atuando principalmente na região sudeste do país.

A companhia conta com 28 unidades em 11 estados do Brasil.

A Boty tem escritórios no Brasil, México, Chile, Argentina e Colômbia e já soma mais de 20 mil horas economizadas em atividades repetitivas nas mais variadas verticais.

A empresa é parte do grupo de empresas da Ativy, que inclui também Empresto+ (crédito pessoal), Callface (PABX), 4money (capital de giro para empresas), Daty (cultura data-driven), Boxfy (virtualização de desktops), Fieldy (mobilidade), Invent (soluções fiscais e bancárias para B1) e Openy (uma espécie de Airbnb corporativo).

Veja também

AGRO
Integrada implanta RPA da Automation Anywhere

Projeto na cooperativa paranaense é da A10 Analytics.

CLOUD
Mondial escolhe Ativy Digital para sustentar novo ERP

A indústria de eletrodomésticos está implantando o SAP S/4 Hana e avançando na transformação digital.

ROBÔS
Marfrig implanta RPA com Certsys

Com solução da Automation Anywhere, a companhia economizou 9 mil horas em um ano.

LEITURA
Livro traz 50 perfis de CIOs

Renato Batista, CEO da Netglobe, é o idealizador da obra.

CIFRAS
Datainfo: R$ 500 milhões em cinco anos

Empresa aposta em diversificação de receitas e voo internacional para crescer.

DOWN
Americanas e Submarino fora do ar

Dois dois maiores e-commerces do país podem ter sofrido um ataque hacker.