A IC Transportes faz transportes intermunicipais e interestaduais. Foto: Divulgação
A IC Transportes, empresa que realiza o transporte rodoviário de produtos a granel, decidiu automatizar os processos contábeis da companhia com um robô da Boty, startup focada em soluções de automação de processos robóticos (RPA, na sigla em inglês) e chatbots.
O fechamento contábil da empresa, que antes levava cerca de uma semana, agora é concluído em três dias com o uso de automação de processos robóticos, com um ganho de performance de 57%.
“Desde que incorporamos o RPA à rotina, os profissionais da área têm sido muito mais estratégicos: em vez de perder tempo extraindo dados e tratando relatórios, eles podem se concentrar na parte analítica do trabalho, que é o que nos torna, verdadeiramente, competitivos”, enfatiza Marcel Beraldo, executivo à frente do departamento de TI da IC Transportes.
A solução Marvin de RPA se mostrou efetiva na redução do retrabalho no setor, melhorando a produtividade do time. A função primordial dele é gerar relatórios contábeis e entregá-los à empresa.
"Com o RPA, automatizamos a checagem de e-mails para que, tão logo o cliente envie o XML, o robô baixe o arquivo e o encaminhe a um analista, que prossegue com a operação”, comenta Beraldo.
A IC Transportes planeja expandir os esforços de automação nos próximos meses. Os processos bancários, principalmente a consulta de extrato e o download de comprovante, por exemplo, também estão no radar do RPA e devem passar por padronização.
Um sistema de RPA funciona diferente de uma ferramenta de automação de workflow na medida em que o sistema "aprende" a executar a tarefa copiando os movimentos do usuário na interface gráfica.